Acta Paul Enferm 2022; 35: eAPE02587

Instrumento para consulta de enfermagem domiciliar com paciente oncológico: construção e validação

Patrícia Faria Oliveira ORCID logo , Patrícia Peres de Oliveira ORCID logo , Edilene Aparecida Araujo da Silveira ORCID logo , Deborah Franscielle da Fonseca ORCID logo , Thalyta Cristina Mansano Schlosser ORCID logo , Quenia Camille Soares Martins ORCID logo

DOI: 10.37689/acta-ape/2022AO02587

Resumo

Objetivo

Desenvolver um instrumento para coleta de dados na Consulta de Enfermagem durante o antendimento domiciliar de paciente oncológico.

Métodos

Estudo metodológico, qualitativo e quantitativo, realizado em três etapas: realização de scoping review, elaboração do instrumento de acordo com o modelo teórico de Callista Roy e avaliação do material por especialistas. As etapas foram desenvolvidas segundo o referencial metodológico da psicometria de Pasquali. A avaliação da aparência do instrumento foi realizada a partir dos critérios ajustados do Suitability Assessment of Materials. Para avaliação de conteúdo e da aparência, empregou-se a técnica de Delphi em duas rodadas. Utilizou-se o Coeficiente de Validação de Conteúdo para avaliar o grau de concordância entre os especialistas. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Adotaram-se Coeficiente de Validação de Conteúdo >0,80 e consenso >80,0% na técnica de Delphi, além de valor de p ≤0,05 para a significância estatística.

Resultados

Todos os requisitos do instrumento alcançaram concordância entre os juízes superior a 80,0%. Os níveis de avaliação foram estatisticamente significativos. Ao final do Delphi, o instrumento se apresentou válido quanto ao conteúdo (Coeficiente de Validação de Conteúdo de 1,0) e à aparência (Coeficiente de Validação de Conteúdo de 0,99).

Conclusão

O instrumento final apresentou validade de conteúdo e aparência para coleta de dados na Consulta de Enfermagem o qual poderá contribuir para a coleta de dados junto a pessoas com neoplasias malignas no contexto da atenção domiciliar.

Instrumento para consulta de enfermagem domiciliar com paciente oncológico: construção e validação

Comentários