Acta Paul Enferm 2022; 35: eAPE02086

Saúde digital e enfermagem: ferramenta de comunicação na Estratégia Saúde da Família

Emerson Willian Santos Almeida ORCID logo , Simone de Godoy ORCID logo , Ítalo Rodolfo Silva ORCID logo , Orlene Veloso Dias ORCID logo , Leila Maria Marchi-Alves ORCID logo , Carla Aparecida Arena Ventura ORCID logo , Isabel Amélia Costa Mendes ORCID logo

DOI: 10.37689/acta-ape/2022AO020866

Resumo

Objetivo

Avaliar o conhecimento de profissionais acerca do aplicativo DigiSUS e verificar a necessidade de desenvolvimento de software para comunicação entre profissionais de enfermagem e usuários da Estratégia Saúde da Família.

Métodos

Estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa. A investigação foi conduzida nos meses de abril e maio de 2020 em uma cidade com uma cobertura de 100% da Atenção Básica. Foram convidados todos os enfermeiros cadastrados (140) e atuantes na ESF do município.

Resultados

Foram analisadas as respostas de 39 enfermeiros, com idade entre 29 e 50 anos, maioria mulher, com atuação há mais de 10 anos na Estratégia Saúde da Família do município norte-mineiro. A maior parte dos enfermeiros informou conhecer as tecnologias disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, porém 25 (64,1%) não conhecem o aplicativo do DigiSUS.

Conclusão

Esta pesquisa demonstra a necessidade e expectativa dos enfermeiros de terem acesso a um protótipo de aplicativo que facilite a comunicação com os usuários da Estratégia Saúde da Família do Sistema Único de Saúde.

Saúde digital e enfermagem: ferramenta de comunicação na Estratégia Saúde da Família

Comentários