Acta Paul Enferm 2022; 35: eAPE02041

Prática de lazer em adolescentes e fatores associados: implicações para o cuidado

Lethícia Farias Marcino ORCID logo , Bianca Cristina Ciccone Giacon-Arruda ORCID logo , Elen Ferraz Teston ORCID logo , Albert Schiaveto de Souza/ ORCID logo , Priscila Maria Marcheti ORCID logo , Helder de Pádua Lima ORCID logo , Sonia Silva Marcon ORCID logo , Nathan Aratani ORCID logo

DOI: 10.37689/acta-ape/2022AO02041

Resumo

Objetivo

Relacionar a realização de práticas de atividades de lazer com qualidade de vida, bem-estar subjetivo, ansiedade e depressão em adolescentes.

Métodos

Estudo quantitativo, transversal analítico, desenvolvido com 272 adolescentes do ensino médio de três escolas públicas estaduais de uma capital da região centro-oeste. A coleta de dados ocorreu no mês de maio de 2019, mediante autoaplicação de quatro instrumentos: escala de bem-estar subjetivo, escala hospitalar de ansiedade e depressão, questionário de qualidade de vida kidscren-52 e questionário sociodemográfico. A associação entre as variáveis independentes foi verificada por meio do teste t-student e qui-quadrado de fischer.

Resultados

Quase a metade dos adolescentes (49,6%) realizava alguma atividade de lazer, e nestes foi verificado escores mais baixo para depressão (p=0,008), mais alto nos afetos positivos do bem-estar subjetivo (p=<0,001), e para algumas dimensões da qualidade de vida, tais como saúde e atividade física (p=<0,001), sentimentos (p=0,0046), estado emocional (p=0,033), autonomia e tempo livre (p=0,007), aspecto financeiro (p=0,001) e amigos e apoio social (p=0,002). Não houve associação significante entre a prática de atividade de lazer com os escores de ansiedade, afetos negativos e satisfação com a vida.

Conclusão

A prática de atividades de lazer por adolescentes é baixa e associa-se a menores escores para depressão e escores mais altos para algumas dimensões da qualidade de vida e bem-estar subjetivo.

Prática de lazer em adolescentes e fatores associados: implicações para o cuidado

Comentários