Acta Paul Enferm 2022; 35: eAPE00366

Efeito de intervenção educativa online na qualidade de vida de gestantes adolescentes

Roberta Fortes Santiago ORCID logo , Inez Sampaio Nery ORCID logo , Elaine Maria Leite Rangel Andrade ORCID logo , Isabel Amélia Costa Mendes ORCID logo , Márcia Teles de Oliveira Nogueira ORCID logo , Silvana Santiago da Rocha ORCID logo , Telma Maria Evangelista de Araújo ORCID logo

DOI: 10.37689/acta-ape/2022AO00366

Resumo

Objetivo

Avaliar o efeito de intervenção educativa online na qualidade de vida de gestantes adolescentes.

Métodos

Estudo quase experimental, do tipo grupo único pré e pós-teste, realizado nas Unidades Básicas de Saúde de Teresina, no período de outubro de 2017 a janeiro de 2018. Amostra de 35 gestantes adolescentes obtida por conveniência e a qualidade de vida avaliada por meio do Instrumento de Qualidade de Vida de Ferrans & Powers. Para escores de distribuição normal foi realizado o teste t e para os de distribuição não-paramétrica o teste Wilcoxon e o nível de significância adotado foi α=0,05.

Resultados

Após a intervenção educativa online houve melhora da qualidade de vida total (p<0,001) e nos domínios saúde/funcionamento (p<0,001), socioeconômico (p<0,001) e psicológico/espiritual (p<0,001), exceto no domínio família.

Conclusão

a intervenção educativa online teve efeito na qualidade de vida, permitindo que ela seja incorporada no processo de educação em saúde com gestantes adolescentes na atenção básica à saúde.

Efeito de intervenção educativa online na qualidade de vida de gestantes adolescentes

Comentários