Acta Paul Enferm 2021; 34: eAPE00715

Homicídios intencionais de mulheres com notificação prévia de violência

Sheyla Carvalho de Barros ORCID logo , Dayane da Rocha Pimentel ORCID logo , Conceição Maria de Oliveira ORCID logo , Cristine Vieira do Bonfim ORCID logo

DOI: 10.37689/acta-ape/2021AO00715

Resumo

Objetivo

Descrever o perfil das mulheres vítimas de homicídios intencionais e com notificação prévia de violência.

Métodos

Trata-se de um estudo transversal, realizado no estado de Pernambuco, no período de 2012 a 2016. Foi empregado o relacionamento probabilístico entre todas as notificações de violência contra mulher, registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, e os homicídios de mulheres, registrados no Sistema de Informações sobre Mortalidade.

Resultados

Identificou-se 121 homicídios que tinham notificações prévias de violência. As mulheres eram solteiras (88,9%), negras (91,7%) e com menos de sete anos de estudo (80,9%). A agressão física foi o tipo de violência mais notificado (65,8%), ocorrida na residência (66,7%) e cometida por parceiro/ex-parceiro íntimo (51,9%). O disparo de arma de fogo foi o principal meio utilizado (44,6%) e o óbito ocorreu em estabelecimento de saúde (41,3%). Mulheres com notificação prévia de violência tiveram risco 65,9 vezes maior de homicídio, quando comparadas com a população geral de mulheres.

Conclusão

Descrever o perfil das mulheres vítimas de homicídios, com notificação de violência prévia, pode contribuir para a formulação de políticas públicas de proteção e prevenção da violência contra mulher.

Homicídios intencionais de mulheres com notificação prévia de violência

Comentários