Acta Paul Enferm 2021; 34: eAPE000086

Aceitação da vacina contra COVID-19 entre público diagnosticado com síndrome gripal

Telma Maria Evangelista de Araújo ORCID logo , Ayla Maria Calixto de Carvalho ORCID logo , Inês Fronteira ORCID logo , Andréia Alves de Sena Silva ORCID logo , Karoline Alencar Rodrigues ORCID logo , Géssica Soares Queiroz ORCID logo , Lorena Rocha de Abrantes Carcará ORCID logo

DOI: 10.37689/acta-ape/2021AO000086

Resumo

Objetivo

Analisar a aceitabilidade da vacina contra COVID-19 entre pessoas com diagnóstico de síndrome gripal.

Métodos

Estudo transversal, com amostra aleatória composta por 454 participantes. Os dados foram coletados no período de março a agosto de 2020, em duas etapas: na primeira, coletaram-se os dados disponíveis nos sistemas de informação, utilizando-se instrumento adaptado da ficha de investigação de síndrome gripal suspeito de doença por COVID-19, e na segunda etapa, procedeu-se a coleta do dado primário junto ao participante, por meio de ligação telefônica. Na análise bivariada foi realizado o teste qui-quadrado de Pearson (X2). Para explicar o efeito conjunto das variáveis preditoras sobre a variável dependente foi utilizada a Regressão de Logística Múltipla (RLM) com razão de chance ajustada (ORa).

Resultados

os participantes mais dispostos a receber uma vacina contra COVID-19 são os que se informaram sobre a mesma nas redes sociais (ORa = 4,56, IC 95%: 1,77-11,72) e nos jornais e TV (ORa =2,74. IC95%= 1,07-7,04).

Conclusão

Ter informação sobre a vacina, seja por meio das redes sociais ou dos jornais e TV, aumentou a predisposição para tomá-la. Assim, se faz necessária a intensificação de informações efetivas sobre os benefícios das vacinas que serão aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Aceitação da vacina contra COVID-19 entre público diagnosticado com síndrome gripal

Comentários