Acta Paul Enferm. 2020; 33: eAPE20190235

Enfermagem de Prática Avançada: estratégia para melhorar o cuidado materno-infantil no Brasil

Isadora Costa Andriola ORCID logo , Andréa Sonenberg ORCID logo , Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira ORCID logo

DOI: 10.37689/acta-ape/2020AR02356

Resumo

Objetivo:

Investigar como a implementação da Enfermagem de Prática Avançada poderia contribuir para melhorar o status atual dos cuidados maternos e infantis no Brasil.

Métodos:

Revisão da literatura realizada em novembro de 2018 a janeiro de 2019 através das seguintes bases de dados: CINAHL, PubMed, MEDLINE, Health Source: Nursing Academic edition e Biblioteca da Universidade PACE. Os dados foram categorizados e analisados considerando o conceito de acesso aos cuidados de saúde.

Resultados:

De uma revisão de 138 artigos, 10 preencheram os critérios de inclusão e foram revisados para análise. Com base no enfoque utilizado neste estudo, os pesquisadores identificaram duas categorias principais de indicadores sociais para o conceito de acesso: processo e desfecho. Esses temas explorados na análise narrativa são os indicadores de processo e desfecho do sistema de saúde brasileiro, bem como os indicadores de desfecho esperado subsequentes à implementação do papel da enfermeira obstetra.

Conclusão:

O papel da enfermeira obstetra poderia ajudar o Brasil a melhorar o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde materno-infantil e o custo-benefício dos cuidados prestados. Esse papel pode contribuir significativamente para um dos principais problemas enfrentados por este país, como desigualdade na distribuição de profissionais de saúde em regiões geográficas.

Enfermagem de Prática Avançada: estratégia para melhorar o cuidado materno-infantil no Brasil

Comentários