Acta Paul Enferm 2020; 33: eAPE20180260

Website sobre sexualidade e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis para adolescentes católicos

Adriana Gomes Nogueira Ferreira ORCID logo , Patrícia Neyva da Costa Pinheiro ORCID logo , Neiva Francenely da Cunha Vieira ORCID logo , Marcos Venícios Oliveira Lopes ORCID logo , Fabiane do Amaral Gubert ORCID logo , José Antonio Trasferetti ORCID logo , Leilane Barbosa de Sousa ORCID logo , Andréa Soares Rocha da Silva ORCID logo

DOI: 10.37689/acta-ape/2020AO02605

Resumo

Objetivo

Desenvolver e avaliar conteúdo e interface de website sobre sexualidade e prevenção de infecção sexualmente transmissível para adolescentes católicos.

Métodos

Pesquisa de desenvolvimento metodológico e tecnológico, cujas etapas de avaliação do website foram: desenvolvimento, avaliação e distribuição. O desenvolvimento contemplou as fases de análise e planejamento; modelagem; implementação e avaliação do website. A avaliação consistiu no julgamento de 19 participantes, sendo dez juízes em conteúdo, quatro da área de computação e design, e cinco adolescentes. Por fim, houve a distribuição para acesso on-line gratuito.

Resultados

Foi desenvolvido o website denominado Papo de Adolescente, que abordou os conteúdos religião, adolescência, sexualidade, Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV/AIDS, prevenção e principais dúvidas. O índice geral de avaliação do conteúdo atribuído pelos juízes conhecedores do tema foi 0,88 e, pelos juízes da área de computação e desing, foi 0,70. Após a análise, sugestões e readequações foram incorporadas ao website, como a reorganização do design e dos conteúdos sobre adolescência, sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV/AIDS, além da reescrita do texto sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV/AIDS, referente aos critérios autoria, primeira impressão, facilidade de navegação e uso dos gráficos. O website foi avaliado pelos adolescentes, que atribuíram avaliação geral de 0,94.

Conclusão

O website apresentou avaliação de seu conteúdo e interface adequados, para abordar sexualidade e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis com adolescentes católicos.

Website sobre sexualidade e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis para adolescentes católicos

Comentários