Rev Bras Oftalmol.2023;82:e0013

Avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde em um programa de reabilitação para pessoas com deficiência visual

Sonia Regina Gomes da , Rodolfo

DOI: 10.37039/1982.8551.20230013

RESUMO

Objetivo:

Aplicar um protocolo para avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde de participantes de um programa de reabilitação para pessoas com deficiência visual de um instituto de referência.

Métodos:

Foi realizado um estudo transversal com 60 adultos com deficiência visual participantes de um programa de reabilitação para pessoas com deficiência visual de um instituto de referência no Rio de Janeiro. O protocolo de pesquisa consistiu em um questionário com dados pessoais, sociais, demográficos e informações clínicas; no European Quality of Life 5 Dimensions 3 Level Version para medição genérica de qualidade de vida relacionada à saúde; no Patient Health Questionnaire-2 para rastrear a depressão e no Visual Function Questionnaire 25 para avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde específica da função visual. A principal variável independente analisada foi o tempo de exposição ao programa. Modelos de regressão linear foram utilizados para investigar a relação entre o tempo no programa e a qualidade de vida relacionada à saúde do Visual Function Questionnaire 25 e do European Quality of Life 5 Dimensions 3 Level Version.

Resultados:

A maioria dos participantes (73%) possuía deficiência visual adquirida; 68% tinham menos de 60 anos e 53% perderam a visão há mais de 10 anos. A condição visual autorreferida mais comum foi cegueira em ambos os olhos (48%) e 42% frequentavam o programa há mais de 3 anos. A mediana do índice de utilidade do European Quality of Life 5 Dimensions 3 Level Version foi de 0,75. O instrumento específico para rastreamento de depressão, o Patient Health Questionnaire, identificou proporção de 27% de participantes positivos. O Visual Function Questionnaire 25 apresentou escores abaixo de 50 (escala de zero a cem) nos subdomínios visão geral, atividades de perto e atividades à distância. As medianas de dor ocular e aspectos sociais do Visual Function Questionnaire 25 foram significativamente menores entre aqueles que realizavam tratamento psiquiátrico. O tempo de reabilitação foi independentemente associado a melhores escores dos subdomínios saúde mental e atividades da vida diária.

Conclusão:

O protocolo demonstrou aplicabilidade para a avaliação de qualidade de vida relacionada à saúde em pessoas com deficiência visual, permitindo concluir que o maior tempo no programa de reabilitação foi associado a maiores escores de qualidade de vida.

Avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde em um programa de reabilitação para pessoas com deficiência visual

Comentários (0)