Rev Bras Oftalmol.2022;81:e0031

Ceratopigmentação (tatuagem corneana): utilização de técnicas combinadas para melhora estética em olhos de pacientes com opacidades corneanas

Lorena Diniz Oliveira e , Cristiano Urbano , Heloisa Moraes do Nascimento , Alexandre Xavier da

DOI: 10.37039/1982.8551.20220031

RESUMO

Objetivo:

Relatar, por meio de uma série de casos, a percepção de pacientes com opacidade corneana sobre a eficácia da tatuagem na melhoria estética de seus olhos, utilizando a combinação de duas técnicas.

Métodos:

Oito pacientes responderam a um inquérito sobre sua satisfação estética com o procedimento, o desconforto pós-operatório e o impacto social observado após a cirurgia.

Resultados:

Todos os pacientes consideraram-se muito satisfeitos com os resultados. Em relação ao grau de desconforto no pós-operatório, 75% disseram ter tido pouco desconforto, e 25% relataram desconforto moderado. Todos os pacientes relataram melhora significativa no bem-estar social e pessoal. Da mesma forma, todos os pacientes disseram que repetiriam o procedimento.

Conclusão:

A tatuagem corneana surge como um método alternativo às lentes de contato e às próteses oculares em pacientes cegos com leucomas, trazendo resultados estéticos satisfatórios, duradouros e que podem promover impactos sociais na vida desses pacientes.

Ceratopigmentação (tatuagem corneana): utilização de técnicas combinadas para melhora estética em olhos de pacientes com opacidades corneanas

Comentários (0)