Complexidades no semiárido baiano: novos significados sobre o território nos municípios de Uauá e Canudos

Autores

  • Márcio Pedro Carvalho Pataro de Queiroz Universidade do Estado da Bahia
  • Cecilio Ricardo de Carvalho Bastos Universidade do Estado da Bahia
  • Uilson Viana de Souza Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v3i1.1424

Resumo

Este relato é resultado das discussões ressaltadas durante o componente Produção da Existência nos Territórios Semiáridos, oferecido pelo Programa de Mestrado Multidisciplinar em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA/UNEB), ministrado pelos professores Drª Luzineide Dourado Carvalho e Drº Manoel Abilio de Queiroz. Contempla uma visita de campo à Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC), com sede em Uauá e que desenvolve trabalhos de beneficiamento ecológico das frutas da caatinga como o umbu e o maracujá do mato. Também a visita ao município de Canudos, onde foi possível observar o cenário da guerra e outras experiências de organização coletiva que surgem, além das ações da ONG Biodiversitas, responsável pelo programa de conservação da arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari). Converge com as vivências a partir de um entrelaçamento entre o olhar empírico e os diálogos teóricos, proporcionando a oportunidade de perceber a existência de diferentes associações de atores preocupados em estabelecer o uso racional dos recursos da região semiárida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Pedro Carvalho Pataro de Queiroz, Universidade do Estado da Bahia

Discente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Multidisciplinar em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos.

Cecilio Ricardo de Carvalho Bastos, Universidade do Estado da Bahia

Discente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Multidisciplinar em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos.

Uilson Viana de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Discente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Multidisciplinar em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos.

Referências

CANUDOS. Conheça o Sertão. Viva o Sertão. Petrolina (PE), 22 mar. 2015. Disponível em: < http://www.vivaosertao.com.br/index.php/experiencias/item/53-canudos>. Acesso em: 14 jun. 2015.

CARVALHO, Luzineide Dourado. Os processos contemporâneos de ressignificação da mundaneidade no sertão semiárido. In. CARVALHO, Luzineide. D.; SENA, Rosiane. R.; MARQUES, Juracy. (Orgs.). Itinerários e contextos: reflexões em educação e convivência com o semiárido brasileiro. Juazeiro: NEPEC-SAB, 2014. p. 43-57.

______. Roteiro-visita.doc, Juazeiro (BA), 17 mai. 2015. 1 arquivo (203 quilobytes).

MALVEZZI, Roberto. O desafio das cidades no Semiárido Brasileiro. EcoDebate, Mangaratiba (RJ), 18 dez. 2013. Disponível em: <http://www.ecodebate.com.br/2013/12/18/o-desafio-das-cidades-no-semiarido-brasileiro-artigo-de-roberto-malvezzi/>. Acesso em: 09 jun. 2015.

QUEIROZ, Márcio P. C. P. de. Imagens capturadas durante as visitas. Fotografias, color.

Downloads

Publicado

2015-10-16