A insustentabilidade na agricultura familiar e o êxodo rural contemporâneo

Unsustainability in family farms and the present rural exodus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v27n2-8

Resumo

A agricultura familiar se configura, atualmente, como uma parcela de grande representatividade entre os produtores rurais brasileiros, no entanto, não se trata de um bloco homogêneo, e alguns de seus subgrupos enfrentam situações de vulnerabilidade. Considera-se vulnerabilidade, neste estudo, uma consequência da redução de acesso a ativos como capital humano, social, físico, financeiro e natural (ELLIS, 2000), sem os quais os agricultores familiares ficam em situação de extrema dificuldade, tornando-se insustentável sua sobrevivência no campo e deixando-lhes como única estratégia o êxodo rural. Assim entendido, este estudo tem como objetivo analisar por que os agricultores familiares da região de Marechal Candido Rondon estão deixando suas atividades, quais fatores levaram a isso e quais as carências em seus ativos. Para tanto, organizou-se um estudo por meio de entrevistas com ex-agricultores e, ao avaliar os dados, concluiu-se que as motivações para o êxodo rural contemporâneo são multidimensionais, sendo possível, pela análise de cluster, identificar quatro perfis distintos de motivações, bem como que as principais carências se apresentam no capital humano e físico.
Palavras-chave: êxodo rural; agricultura familiar; insustentabilidade.

HEIN, André Fernando; SILVA, Nardel Luiz Soares. A insustentabilidade na agricultura familiar e o êxodo rural contemporâneo. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 27, n. 2, p. 394-417, jun. 2019.

Recebido em abril de 2019.
Aceito em maio de 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Fernando Hein, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Doutorando em Desenvolvimento Rural Sustentável e professor assistente do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
E-mail: prof.andrefernando@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/2517106961160551

Nardel Luiz Soares da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Doutorado no Programa de Pós-graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e professor adjunto D nos cursos de graduação em Agronomia e Zootecnia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
E-mail: nardel.silva@unioeste.br
http://lattes.cnpq.br/9766602895767413

Downloads

Publicado

01-06-2019