Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(12): e20230396

Variante da Subunidade Beta 3 da Proteína G ( GNB3 ) Está Associada a Alterações Bioquímicas em Pacientes Brasileiros com Hipertensão

Lívia da Cunha Agostini, Nayara Nascimento Toledo Silva,, , Ana Cláudia Faria Lopes ORCID logo , André Sacramento Melo, Luciana Soares Moreira Bicalho, Tamires Cunha Almeida, Vanessa de Almeida Belo, Wendel Coura-Vital, Luiz Fernando de Medeiros Teixeira, Angélica Alves Lima ORCID logo , Glenda Nicioli da Silva

DOI: 10.36660/abc.20230396

Este Artigo Original é referido pelo Minieditorial "Influência da Genética no Desenvolvimento da Hipertensão".

Resumo

Fundamento

Genes e suas variantes associadas a fatores ambientais contribuem para o desenvolvimento do fenótipo hipertenso. O gene da subunidade beta 3 da proteína G ( GNB3 ) está envolvido no processo de sinalização intracelular e suas variantes têm sido relacionadas à suscetibilidade à hipertensão arterial.

Objetivo

Determinar a associação da variante GNB3 (rs5443:C>T) com a hipertensão arterial, parâmetros bioquímicos, idade e obesidade em indivíduos hipertensos e normotensos de Ouro Preto, Minas Gerais.

Método

A identificação das variantes foi realizada por PCR em tempo real, utilizando o sistema TaqMan®, em amostras de 310 pacientes (155 hipertensos e 155 normotensos). Análises bioquímicas (função renal, perfil lipídico e glicemia) foram realizadas a partir do soro por meio de espectrofotometria UV/Vis e eletrodo íon-seletivo. Foi utilizado um modelo de regressão logística múltipla para identificar fatores associados à hipertensão arterial. A análise das variáveis contínuas com distribuição normal foi realizada usando o teste t de Student não pareado; dados não normais foram analisados usando o teste de Mann-Whitney. Valores de p < 0,05 foram considerados significativos.

Resultados

A variante rs5443:C>T não esteve associada à hipertensão arterial na população avaliada (p = 0,88). Em relação às medidas bioquímicas, o alelo T esteve associado a níveis elevados de triglicerídeos, glicose e ácido úrico em indivíduos hipertensos (p < 0,05).

Conclusão

Os presentes resultados mostram a importância do diagnóstico genético para prevenir as causas e consequências de doenças e sugerem que a variante GNB3 rs5443:C>T pode estar associada a alterações no perfil bioquímico em indivíduos hipertensos.

Variante da Subunidade Beta 3 da Proteína G ( GNB3 ) Está Associada a Alterações Bioquímicas em Pacientes Brasileiros com Hipertensão

Comentários

Pular para o conteúdo