Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(6): e20220816

Scaffolds Vasculares Descelularizados Provenientes de Vasos Sanguíneos de Placenta Bovina

Tarley Santos Oliveira, Igor Smirnow ORCID logo , Kadija Mohamed Santee, Maria Angelica Miglino ORCID logo , Rodrigo da Silva Nunes Barreto ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20220816

Este Artigo Original é referido pelo Minieditorial "Arcabouços para Uso em Bioengenharia de Vasos Sanguíneos: Quais as Perspectivas?".

Resumo

Fundamento

As doenças associadas ao aparelho circulatório são as principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo, implicando a necessidade de implantes vasculares. Assim, a produção de biomateriais vasculares tem se mostrado uma alternativa promissora às terapias utilizadas em estudos e pesquisas relacionados à fisiologia vascular.

Objetivos

O presente projeto visa ao desenvolvimento artificial de vasos sanguíneos pela recelularização de scaffolds vasculares derivados de vasos placentários bovinos.

Métodos

A superfície corioalantoide da placenta bovina foi utilizada para produzir biomateriais descelularizados. Para a recelularização, 2,5 x 104 células endoteliais foram semeadas acima de cada fragmento de vaso descelularizado durante três ou sete dias, quando a cultura foi interrompida e os fragmentos foram fixados para análise de adesão celular. Biomateriais descelularizados e recelularizados foram avaliados por histologia básica, microscopia eletrônica de varredura e imuno-histoquímica.

Resultados

o processo de descelularização produziu vasos que mantiveram a estrutura natural e o conteúdo de elastina, e não foram observadas células e gDNA remanescentes. Além disso, células precursoras endoteliais se ligaram ao lúmen e à superfície externa do vaso descelularizado.

Conclusão

nossos resultados mostram a possibilidade de usos futuros desse biomaterial na medicina cardiovascular, como, por exemplo, no desenvolvimento de vasos artificiais.

Scaffolds Vasculares Descelularizados Provenientes de Vasos Sanguíneos de Placenta Bovina

Comentários

Pular para o conteúdo