Fatores de saúde mental associados í  não adesão í  terapia anti-retroviral: uma revisão sistemática

Autores

  • Poliana Moreira de Medeiros Carvalho
  • Raimundo Monteiro da Silva Neto
  • Modesto Leite Rolim Neto

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i57p3665-3690

Palavras-chave:

HIV, Terapia antiretroviral, Não Adesão

Resumo

Introdução: Fatores que contribuem com a não adesão são ameaças í  complexidade do tratamento, que é de longa duração. Estes, podem influenciar na vulnerabilidade bio-lógica dos pacientes e causar agravos. Objetivos: Avaliar os fatores de saúde mental relacionados í  não adesão í  terapia anti-retroviral (TARV). Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática nas bases Web of Science e MEDLINE com os termos "HIV", "Tera-pia antiretroviral" e "Não adesão", no perí­odo temporal de 2012 a 2018. Resultados: Após a conclusão da pesquisa, foram encontrados 57 artigos que correlacionaram a TARV com os fatores de saúde mental que interferem na adesão ao tratamento. No ge-ral, podemos identificar quatro aspectos que influenciam significativamente a adesão: a) drogas (uso de álcool e drogas); b) Depressão; c) Ansiedade; d) estigma. Conclusão: a avaliação e o tratamento de fatores psicossociais devem ocorrer durante o acompa-nhamento da terapia de novos pacientes e também ser parte integrante da rotina e da continuidade do tratamento do HIV.

Biografia do Autor

Poliana Moreira de Medeiros Carvalho

Farmacêutica, Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Santo André, SP, Brasil.

Raimundo Monteiro da Silva Neto

Graduando do Curso de Enfermagem, Centro Universitário de Juazeiro do Norte (UNIJUAZEIRO), Juazeiro do Norte, CE, Brasil.

Modesto Leite Rolim Neto

Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Caririr – UFCA, Pós-Doutor em Saúde Públi-ca pela Universidade de São Paulo - USP. Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Publicado

2020-10-21

Como Citar

Moreira de Medeiros Carvalho, P. ., Monteiro da Silva Neto, R. ., & Leite Rolim Neto, M. . (2020). Fatores de saúde mental associados í  não adesão í  terapia anti-retroviral: uma revisão sistemática . Saúde Coletiva (Barueri), 10(57), 3665–3690. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i57p3665-3690

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos