Percepção de puérperas atendidas em um centro de parto normal público de Pernambuco

Autores

  • Renali Silva dos Santos
  • Thamires Mirelly Ramos dos Santos
  • José William Araújo do Nascimento
  • Maria Eduarda da Silva Lira
  • Josian Silva de Medeiros
  • Suzane Brust de Jesus

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i280p6169-6178

Palavras-chave:

Enfermagem obstétrica, Cuidados de Enfermagem, Humanização da Assistência, Parto Normal

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção de puérperas atendidas em um Centro de Parto Normal público de Pernambuco sobre o parto humanizado. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo exploratório de caráter qualitativo, realizado em um Centro de Parto Normal de Pernambuco com 10 puérperas entre julho a agosto de 2020. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, guiadas por um roteiro, gravadas e transcritas na í­ntegra, e analisadas pela técnica de análise de conteúdo. Resultados: Constatou-se satisfação entre as puérperas frente a vivência e aos procedimentos realizados, principalmente aos cuidados e orientações concedidas pela equipe de Enfermagem quanto processo de parto e puerpério. Conclusão: As puérperas mostraram-se satisfeitas em relação ao atendimento oferecido pelo Centro de Parto Normal, especialmente devido í  adesão í s boas práticas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde.

Biografia do Autor

Renali Silva dos Santos

Enfermeira, graduada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Thamires Mirelly Ramos dos Santos

Enfermeira, graduada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

José William Araújo do Nascimento

Enfermeiro (Universidade Católica de Pernambuco), Mestrando em Ciências da Computação (Informática Médica) pela Universidade Federal de Pernambuco.

Maria Eduarda da Silva Lira

Enfermeira, graduada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Josian Silva de Medeiros

Fonoaudiólogo (Universidade Católica de Pernambuco), Enfermeiro (FUNESO), Mestre e Doutor em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (Universidade Federal de Pernambuco), Professor e coordenador do estágio do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pernambuco e Professor Titular I do Curso de Medicina da Faculdade Tiradentes (FITS).

Suzane Brust de Jesus

Enfermeira (Unisinos), especialista em Saúde Pública (FIOCRUZ), especialista em Saúde da Famí­lia (Universidade de Pernambuco), Mestre em Linguí­stica (Universidade Federal da Paraí­ba) e docente em Enfermagem e Medicina da Universidade Católica de Pernambuco.

Publicado

2021-09-02

Como Citar

Silva dos Santos, R. ., Ramos dos Santos, T. M. ., Araújo do Nascimento, J. W. ., da Silva Lira, M. E. ., Silva de Medeiros, J. ., & Brust de Jesus, S. (2021). Percepção de puérperas atendidas em um centro de parto normal público de Pernambuco. Nursing (Edição Brasileira), 24(280), 6169–6178. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i280p6169-6178

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos