Parentesco como princípio transcendental da história natural da vida em Kant

Autores

  • Sergio Izidoro de Souza

DOI:

https://doi.org/10.36311/2318-0501.2017.v5n2.11.p173

Resumo

O texto busca mostrar que a teleologia da história natural kantiana tem como conceito central o de parentesco. Segundo o Prefácio dos Princípios metafísicos da ciência da natureza, deve-se entender “história natural como uma exposição sistemática das coisas naturais em diversos tempos e lugares” (MAN, AA 04: 468). Ora, nós mostraremos que essa sistematização temporal que define a história natural é necessariamente uma história do parentesco dos seres organizados. O que se vê nos textos de Kant é que ele procura dar justificação a duas teleologias diferentes para a natureza: a teleologia do parentesco para a história da natureza e a teleologia da finalidade interna para a anatomia, fisiologia ou física do organismo e para a descrição de toda a natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Izidoro de Souza

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2018-01-26

Como Citar

Souza, S. I. de. (2018). Parentesco como princípio transcendental da história natural da vida em Kant. Estudos Kantianos [EK], 5(2). https://doi.org/10.36311/2318-0501.2017.v5n2.11.p173

Edição

Seção

Artigos / Articles