O SIGNIFICADO DE FILOSOFIA NA METAFÍSICA DE ARISTÓTELES E SUA INFLUÊNCIA NO PENSAMENTO DE HEIDEGGER

Autores

  • Ana Carla de Abreu Siqueira Doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n18.03.p18

Palavras-chave:

Filosofia, Metafísica, Aristóteles, Heidegger

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar e discutir o significado de filosofia para Aristóteles e Martin Heidegger. Apesar da distância temporal, iremos considerar as semelhanças entre os dois pensadores. Em um primeiro momento, fazemos uma leitura das páginas iniciais da Metafísica, obra na qual aparece a visão do saber segundo Aristóteles. A busca da fundamentação do saber levou o grego ao nascimento da filosofia. Em seguida, tentamos fornecer, de maneira breve, uma análise da questão acerca desta experiência do saber, através de uma apropriação do pensamento originário dos gregos e, em especial, de Aristóteles. Neste sentido, podemos explorar algumas considera

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. São Paulo: Abril S.A. Cultural, 1984.

________. Metafísica. Edição de Giovanni Reale. Tradução de Marcelo Perine. SãoPaulo: Edições Loyola, 2002.

HEIDEGGER, Martin. Ontologia (Hermenêutica da faticidade). Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2011.

________. Os conceitos fundamentais da metafísica: Mundo, finitude, solidão. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

________. Que é isto, a Filosofia? Identidade e diferença. Tradução de Ernildo Stein. 2ª edição. Petrópolis: Vozes, São Paulo: Livraria Duas Cidades, 2009.

________. Ser e Tempo. Coleção Pensamento Humano. 16ª edição. Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2006.

SANTOS, J. T. A Filosofia como actualização da forma do saber (Aristóteles. Metafísica, A1-3). Faculdade de Letras. Universidade de Lisboa. Kléos N. 4: 43-55, 2000.

TUGENDHAT, E. Lições Introdutórias à Filosofia Analítica da Linguagem. Tradução de Ronai Pires da Rocha. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

Downloads

Publicado

2018-03-14

Edição

Seção

Artigos