OBESIDADE E SEXUALIDADE

Autores

  • Andréa Ferreira Gonçalves
  • Denise Ely B. de Moraes

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v15i1.514

Palavras-chave:

Obesidade, Sexualidade, Imagem Corporal

Resumo

A obesidade é atualmente assunto de interesse universal. É considerada uma doença crônica, multifatorial, caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo no organismo. Do ponto de vista emocional pode ser causadora de sofrimento, depressão e de comportamentos de esquiva social que prejudicam a qualidade de vida.Uma vez estabelecida a obesidade, os problemas advindos desta poderão trazer também dificuldades em realizar o ato sexual, seja pelas restrições físicas propriamente ditas ou pela diminuição do poder de atração que pode ocorrer por uma baixa auto-estima, conseqüente as inúmeras cobranças sócio - culturais relacionados a padrões estéticos. O objetivo desta pesquisa bibliográfica é o de abordar diferentes visões sobre a dificuldade da aceitação do próprio corpo, vivida pela pessoa obesa, sua dinâmica intrapsíquica, e a relação entre a obesidade e a sexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Ferreira Gonçalves

Psicóloga Pós - graduada em educação sexua pe a FMABC/SBRASH Especia izada em "Psicogia Aplicada à Nutrição "pela Esco a Pau ista de Medicina/ UN FESP.

Denise Ely B. de Moraes

Psicóloga Clinica Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo UN  FESP-EPM Coordenado a do Curso de Especiaização em "Psicologia Aplicada à Nutrição" da Discipina  de Nutrição e Metabo ismo do Departamento de Pediatria da UN FESP-EPM.

Downloads

Publicado

2004-05-16

Como Citar

Ferreira Gonçalves, A. ., & Ely B. de Moraes, D. . (2004). OBESIDADE E SEXUALIDADE. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 15(1). https://doi.org/10.35919/rbsh.v15i1.514

Edição

Seção

Artigos Opinativos e de Atualização