Revisão Sistemática de Literatura: Metodologia sala de aula invertida no ensino de línguas no ensino básico

Autores

  • Maria Clara Medeiros Silva UFRN
  • Lucélio Dantas de Aquino Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ednny Kelly de Almeida Sales Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6215

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão sistemática de literatura que teve como objetivo investigar como estão sendo utilizadas as estratégias e quais os recursos digitais usados para aplicação da metodologia Sala de Aula Invertida (SAI) em aulas de línguas no ensino básico. Para a obtenção dos resultados buscamos produções científicas completas em formato de artigo, trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações, produzidas entre 2016 a 2021 em repositórios digitais, a saber: no Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Eric, Redalyc, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Microsoft Academic e Google Academic. Para a busca refinada, utilizamos os descritores em língua portuguesa, em língua inglesa e em língua espanhola. A partir dos descritores, obtivemos um total de 113 trabalhos que passaram pelo refinamento, com base nos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos em nosso protocolo. Com isso, foram encontrados e analisados 09 trabalhos, o que evidencia ainda pouco estudo acerca da aplicação da metodologia SAI no ensino de línguas no ensino básico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clara Medeiros Silva, UFRN

Mestra em Inovação em Tecnologias Educacionais. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Lucélio Dantas de Aquino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas (2007) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Especialista em Tecnologias Educacionais (2019) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Letras (2010) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN. Doutor em Estudos da Linguagem (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professor do Bacharelado em Tecnologia da Informação na condição de docente do Magistério Superior na área de Práticas de Leitura e Escrita em Português do Instituto Metrópole Digital (IMD) na UFRN, em regime de Dedicação Exclusiva. Professor do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), ofertado pelo IMD. Líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Ensino e Tecnologias Educacionais - IMD/UFRN. Dentre as atividades acadêmicas e científicas, tem se dedicado a área da Educação, Linguagens e Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de Gêneros Textuais/Digitais, Letramento Digital, Multimodalidade Discursiva, Práticas de Leitura e Escrita em Português, Práticas Educativas com Tecnologias Digitais, Formação de professores, etc.

Ednny Kelly de Almeida Sales, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Inovação em Tecnologias Educacionais. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.  

Downloads

Publicado

2022-11-20

Como Citar

Medeiros Silva, M. C., de Aquino, L. D., & de Almeida Sales, E. K. (2022). Revisão Sistemática de Literatura: Metodologia sala de aula invertida no ensino de línguas no ensino básico. LínguaTec, 7(2), 36–55. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6215

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos