Dilemas da dimensão ambiental nos assentamentos rurais: percepção e práticas ambientais

Autores

  • Mario Marcos Lopes Faculdade de Educação São Luís - Jaboticabal/SP Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Adriana Maria Risso Caires Silva Centro Universitário de Araraquara
  • Denilson Teixeira Professor adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro do corpo de editores da Revista UNIARA.
  • Maria Lúcia Ribeiro Prof. Dr. Doutor em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara. Professor Doutor do Centro Universitário de Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1954

Palavras-chave:

Assentamento de Reforma Agrária, Legislação Ambiental, Percepção Ambiental.

Resumo

Esse trabalho tem como proposta geral a análise da percepção e práticas ambientais do assentamento Bela Vista do Chibarro (Araraquara/SP): legislação incidente, uso e ocupação do solo e percepção ambiental do assentado e do corpo técnico. Para a obtenção dos dados utilizou-se pesquisa bibliográfica, documental e imagens de satélite, classificadas e exportadas para um Sistema de Informações Geográficas, além de aplicação questionário semi-estruturado com 13 famílias do assentamento e 1 técnico do INCRA em Araraquara. A pesquisa apontou que os assentados possuem a percepção de que o meio ambiente precisa ser preservado para garantir a biodiversidade e sua renovação, mas essa percepção não é oriunda do conhecimento da legislação ambiental: ela é formada da prática da lida diária ou da tradição de práticas conservacionistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Marcos Lopes, Faculdade de Educação São Luís - Jaboticabal/SP Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente do Centro Universitário de Araraquara (2011). Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2008), Pós Graduação em Didática e Tendências Pedagógicas (2011) e em Gestão Escolar (2013) pela Faculdade de Educação São Luís (2011) e Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São João Del Rei - MG (2010). Atuou como Apoio Técnico do Centro de Estudos Ambientais - CEAM do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Bolsista Funadesp). Desenvolve trabalhos de tutoria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental. É professor-tutor e orientador de TCC do Curso de Pós Graduação em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na Modalidade a Distância da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal, além de ministrar aulas nas disciplinas de Metodologia do Ensino Superior e Metodologia Científica e Iniciação a Pesquisa e Gestão Ambiental no Curso de Ciências Biológicas. Atua como docente na disciplina de Biologia (Secretaria de Estado da Educação).

Adriana Maria Risso Caires Silva, Centro Universitário de Araraquara

Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Centro Universitário de Araraquara

Denilson Teixeira, Professor adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro do corpo de editores da Revista UNIARA.

Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), (1989), especialização em Geoprocessamento na mesma instituição (2006), mestrado e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (EESC/USP), (1993) e (2000) respectivamente. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro do corpo de editores da Revista UNIARA. Tem desenvolvido sua pesquisa na área de Gestão Integrada de Recursos Hídricos, com ênfase em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos; Indicadores Ambientais; Sistema de Informações Geográficas aplicado ao meio ambiente e Educação Ambiental.

Maria Lúcia Ribeiro, Prof. Dr. Doutor em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara. Professor Doutor do Centro Universitário de Araraquara

Possui graduação em Licenciatura e Bacharel em Quimica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara (1968) e doutorado em Quimica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara (1974) . Atualmente é Professor voluntário da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Professor Titular do Centro Universitário de Araraquara e Membro de corpo editorial da Revista UNIARA. Tem experiência na área de Química , com ênfase em Química Orgânica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Complexos, Fosfinóxidos, Lantanídeos.

Downloads

Publicado

10-07-2015

Como Citar

Lopes, M. M., Silva, A. M. R. C., Teixeira, D., & Ribeiro, M. L. (2015). Dilemas da dimensão ambiental nos assentamentos rurais: percepção e práticas ambientais. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 10(2), 301–317. https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1954

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2014-09-03
Aceito: 2015-04-16
Publicado: 2015-07-10