Abuso de Idosos e o Papel dos Profissionais de Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v36i1.12489

Palavras-chave:

maus-tratos ao idoso, idoso, pessoal de saúde, Portugal

Resumo

Objetivos: Analisar a perspetiva dos profissionais de saúde sobre o abuso de idosos e avaliar as dificuldades experienciadas na abordagem deste tipo de casos, concretizando-se, complementarmente, uma revisão de conceitos fundamentais relacionados com esta temática.

Fontes de dados: Pesquisa nas bases de dados PubMed, MEDLINE, Embase, Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e OpenAIRE. Foi ainda consultado o Código Deontológico da Ordem dos Médicos, o Código Deontológico dos Enfermeiros, o Código Penal e a informação disponibilizada nos sites da Organização Mundial de Saúde (OMS), Direção Geral de Saúde (DGS) e Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).

Métodos de revisão: Pesquisa nas bases de dados através da combinação dos seguintes termos: abuso; maus-tratos; idosos; profissionais de saúde; pessoal de saúde; Portugal.

Resultados: Foram selecionados 32 artigos científicos originais, publicados entre 2010 e 2018, disponíveis na sua totalidade em português e/ou inglês, com conteúdos direcionados para os objetivos delineados.

Conclusões: A falta de deteção e de adequada orientação, por parte dos profissionais da saúde, de situações abusivas contra as pessoas idosas, pode estar associada a défices na formação sobre este tema, sendo crucial melhorar os conteúdos curriculares neste domínio. A formação deve focar as situações que podem ser consideradas abusivas, os sinais e sintomas associados, o contexto em que os abusos podem ocorrer, a legislação existente e as autoridades a que se pode recorrer. Associadamente, deve promover-se a consciencialização do público em geral, realçando a importância da deteção precoce e as instituições disponíveis para fornecer apoio aos idosos vulneráveis

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-03

Como Citar

Santos Almeida, I. F., Lares dos Santos, C., & Vieira, D. N. (2020). Abuso de Idosos e o Papel dos Profissionais de Saúde. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 36(1), 24–34. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v36i1.12489