A formação de educadores em saúde da família: uma agenda para atividades futuras em Odontologia

Autores

  • Luciana Coutinho Simões Wanderley Mestre em Odontologia Social pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.
  • Fernanda Campos Sousa de Almeida Professora Doutora do Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, pesquisadora do Observatório de Recursos Humanos em Odontologia (OBSERVARHODONTO). http://orcid.org/0000-0003-3745-2759
  • Cilene Rennó Junqueira Mestre e Doutora em Bioética pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, pesquisadora do Observatório de Recursos Humanos em Odontologia (OBSERVARHODONTO).
  • Mariana Gabriel Doutoranda na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, pesquisadora do Observatório de Recursos Humanos em Odontologia (OBSERVARHODONTO).
  • Maria Ercilia de Araujo Professora Titular do Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, coordenadora do Observatório de Recursos Humanos em Odontologia (OBSERVARHODONTO).

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i2.153

Palavras-chave:

Residência, Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde, Odontologia.

Resumo

A residência multiprofissional é uma modalidade de pós-graduação que agrega graduados de diversas áreas da saúde e que visa a consonância da formação com as necessidades do serviço público, tendo como cenário de prática a atenção primária, principalmente por meio da Estratégia de Saúde da Família. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de cirurgiões-dentistas, egressos da residência multiprofissional, sobre a atuação de dois tipos de educadores desse processo: os tutores e preceptores. O estudo, de abordagem qualitativa, constituiu-se em duas etapas: a análise documental do curso da Residência Multiprofissional da Faculdade Santa Marcelina de São Paulo e a realização de entrevistas semies-truturadas com os cirurgiões-dentistas egressos do curso em questão. Após a análise, foi possível concluir que o papel do tutor e do preceptor não estava bem definido no processo de formação dos residentes, situação que dificulta a atuação dos mesmos na prática do serviço. Torna-se evidente a necessidade de um melhor preparo e definição do papel destes profissionais para que as práticas pedagógicas sejam operadas a contento. Da mesma forma, se evidencia a necessidade da institucionalização da formação de recursos humanos em saúde de nível multiprofissional, nas agendas das instituições de ensino superior, a fim de que se alcance o fortalecimento da proposta na atenção primária com vistas à promoção, prevenção e recuperação da saúde da população. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Campos Sousa de Almeida, Professora Doutora do Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, pesquisadora do Observatório de Recursos Humanos em Odontologia (OBSERVARHODONTO).

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Odontologia (Patologia Bucal) pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Ciências Odontológicas pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professora professora doutora da Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde da Faculdade de Odontologia (FOUSP) da Universidade de São Paulo, em regime de dedicação exclusiva (RDIDP). É credenciada como orientadora permanente do programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas da FOUSP, é pesquisadora do Observatório de Recursos Humanos em Odontologia, sediado na FOUSP e financiado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Panamericana de Saúde. É pesquisadora dos grupos de Pesquisa de Reabilitação Maxilofacial e de Saúde Bucal Coletiva, ambos do CNPQ. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Saúde Coletiva e Odontologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida, pesquisa qualitativa, câncer de boca, Odontologia, prevenção, promoção de saúde, comunicação em saúde, ensino superior e recursos humanos em saúde.

Mariana Gabriel, Doutoranda na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, pesquisadora do Observatório de Recursos Humanos em Odontologia (OBSERVARHODONTO).

Doutoranda na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, pesquisadora do Observatório de Recursos Humanos em Odontologia (OBSERVARHODONTO).

Maria Ercilia de Araujo, Professora Titular do Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, coordenadora do Observatório de Recursos Humanos em Odontologia (OBSERVARHODONTO).

Professora Titular do Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, coordenadora do Observatório de Recursos Humanos em Odontologia (OBSERVARHODONTO).

Referências

. Starfield B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília (DF): UNESCO; Ministério da Saúde; 2002.

Organização Mundial de Saúde. Primeira conferência internacional sobre promoção da saúde; 17-21 nov. 1986; Ottawa, Canadá.

da Motta L, Pacheco L. Integrating medical and health multiprofessional residency programs: the experience in building an interprofessional curriculum for health professionals in Brazil. Educ Health. 2014;27(1):83.

Faculdade de Medicina de Marília. Manual da residência multipro-fissional em saúde da família. Marília: Faculdade de Medicina de Marília; 2005.

Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

Ross J, Head K, King L, Perry PM, Smith S. The personal development tutor role: An exploration of student and lecturer experiences and perceptions of that relationship. Nurse Educ Today. 2014;34(9):1207-13.

Bellodi PL, de Arruda Martins M. Tutoria: mentoring na formação médica. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2005.

de Oliveira BottiI SH, RegoI S. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Rev Bras Educ Med. 2008;32(3):363-73.

Moscatello ELM. A vivência do enfermeiro como tutor em um hospital de especialidades oncológicas [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, 2008.

Pinto LLS, Formigli VLA, Rêgo RdCF. A dor ea delícia de aprender com o SUS: integração ensino-serviço na percepção dos internos em medicina social. RBSP. 2007; 31(1):115-33.

Oliveira FR. Residência multipro-fissional em saúde da família: limites e possibilidades para mudança na formação profissional [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica; 2007.

Ribeiro KRB, do Prado ML. A prática educativa dos preceptores nas residências em saúde: um estudo de reflexão. RGE. 2014;35(1):161-5.

Bain L. Preceptorship: a review of the literature. J Adv Nurs. 1996; 24(1):104-7.

Armitage P, Burnard P. Mentors or preceptors? Narrowing the theorypractice gap. Nurse Educ Today. 1991;11(3):225-9.

Downloads

Publicado

09-08-2015

Como Citar

Wanderley, L. C. S., Almeida, F. C. S. de, Junqueira, C. R., Gabriel, M., & de Araujo, M. E. (2015). A formação de educadores em saúde da família: uma agenda para atividades futuras em Odontologia. Revista Da ABENO, 15(2), 20–27. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i2.153

Edição

Seção

Artigos