Festival Pint of Science e Inclusão Cultural: A Ciência na Conversa de Bar

Autores

  • Laércio Ferracioli Universidade Federal do Espírito Santo http://orcid.org/0000-0002-8119-3232
  • Werther Krohling Portal Deviante
  • Breno Souza Salgado Universidade Federal do Espírito Santo
  • Angela Buaiz ABZ Projetos & Produções

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v6i10.21164

Resumo

O Festival Pint of Science é um evento de divulgação e comunicação da ciência para o cidadão interessado em resultados da pesquisa científica e tecnológica e de seus impactos no cotidiano. O Pint of Science é um evento da cultura da ciência que presta contas à sociedade sobre os investimentos públicos realizados e provê o cidadão com conhecimento objetivo para que possa tomar decisões transformadoras embasadas em premissas racionais e realistas para a melhoria das condições de vida da sociedade. O evento foi iniciado na Inglaterra em 2012 e no ano de 2018 atingiu uma escala mundial sendo realizado em três dias simultaneamente em 21 países e em 56 cidades brasileiras. Este artigo relata a primeira experiência de realização do Festival Pint of Science - Vitória, ES nos dias 14, 15 e 16 de Maio de 2018. Os resultados revelam uma avaliação fortemente positiva por parte do público que apresentou sugestões e críticas para a sua continuidade em 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laércio Ferracioli, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Titular e atual Diretor do Departamento de Inovação e Divulgação da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo; Representante da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência no CONCITEC-ES, Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo; Professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional da UFES, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Membro do Comitê de Assessoramento Divulgação Científica DV/DC do CNPq. Desenvolve investigação sobre abordagens inovadoras no ensino e na aprendizagem em espaços formais e não-formais de educação em ciências com enfoque em práticas educacionais inclusivas e formação de professores. A comunicação e divulgação da ciência para inclusão cultural.

Werther Krohling, Portal Deviante

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001) Mestreado (Biociências e Biotecnologia) e Doutorado (Ecologia) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Atualmente é professor da Graduação em Ciências Biológicas e Mestrado e Doutorado em Ecologia de Ecossistemas da Universidade Vila Velha / UVV. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunidades Bentônicas, Recifes Artificiais e Bioincrustação. Faz parte do podcast de divulgação científica Scicast (http://www.scicast.com.br/werther/)

Breno Souza Salgado, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor no Departamento de Patologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus Maruípe. Coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA/Ufes (2018-2020). Médico veterinário graduado pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em Patologia Veterinária apto pela Associação Brasileira de Patologia Veterinária/ABPV com título reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária/CFMV, com residência em Patologia Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus de Araçatuba e doutorado em Patologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu, Unesp, em co-tutela com o programa de Ciências Veterinárias do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (Icbas) da Universidade do Porto, Portugal. Tem experiência nas áreas de Patologia Geral, Anatomia Patológica Veterinária, Patologia Comparada, Citopatologia e Imuno-histoquímica

Angela Buaiz, ABZ Projetos & Produções

Jornalista e publictária com experiência na produção e execução de projetos

Downloads

Publicado

04-02-2019

Como Citar

Ferracioli, L., Krohling, W., Salgado, B. S., & Buaiz, A. (2019). Festival Pint of Science e Inclusão Cultural: A Ciência na Conversa de Bar. Revista Guará, 6(10). https://doi.org/10.30712/guara.v6i10.21164

Edição

Seção

Artigos