A construção de práticas pedagógicas decoloniais e sua articulação com os processos formativos

Autores

  • Pedro Rauber Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13089

Palavras-chave:

Identidades/Diferenças. Estudos Culturais. Interculturalidade crítica decolonial.

Resumo

Ancorado na concepção teórico-metodológica dos Estudos Culturais de orientação pós-estruturalista e da interculturalidade crítica decolonial, o artigo objetiva refletir sobre as práticas pedagógicas voltadas para as identidades culturais na perspectiva decolonial e suas articulações com os processos formativos de professores/as. Os dados que fundamentam as análises e reflexões resultam da pesquisa de doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da UCDB realizada com professores/as egressos/as do curso de Pedagogia UEMS que atuam na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental em Dourados – MS. As percepções alcançadas a partir das observações, entrevistas e grupo de discussão, os/as professores/as tem dificuldades em abordar de forma mais ampla e aprofundada a temática, mas se mostram abertos/as a processos formativos sobre temática e revelarem concepções de identidades/diferença não essenciais e fixas, o que sinaliza a emergência de práticas que se aproximam da interculturalidade crítica e decolonial. Concluímos que o curso de Pedagogia foi fundamental para a construção e desenvolvimento de estratégias para abordar as identidades/diferenças. Entretanto, dada a complexidade da temática, um processo formativo na ótica da interculturalidade crítica decolonial as qualificaria ainda mais frente às exigências cada vez mais desafiadoras que o atual contexto sociopolítico multicultural exige.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Rauber, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Docente UEMS 

Referências

BACKES, José Licínio. A negociação das identidades/diferenças culturais no espaço escolar. São Leopoldo, Tese (Doutorado) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2005.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças Culturais, Cotidiano Escolar e Práticas Pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, p. 240-255, Jul/Dez 2011.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Escola, didática e interculturalidade: desafios atuais. In: CANDAU, Vera Maria Ferrão (org.). Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis, RJ : Vozes, 2012a, p. 107-138.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças Culturais, Interculturalidade e Educação em Direitos Humanos. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 235-250, jan.-mar. 2012b. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br Acesso em 12/08/2019.

CANDAU, Vera Maria Ferrão, RUSSO, Kelly. Interculturalidade e Educação na América Latina: uma construção plural, original e complexa. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 29, p. 151-169, jan./abr. 2010.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, n. 2, jul./dez., 1997.

LOURO Guacia Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 11. ed. Petrópolis, RJ : Vozes, 2010.

OLIVEIRA, Fabiana de; ABRAMOVICZ, Anete. Infância, raça e “paparicação”. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 26, n. 02. P. 209-226, ago. 2010.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisa pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, preconceitos e estratégias analíticas, In.: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Orgs.). Metodologias de pesquisa pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014, p. 25-47.

RAUBER, Pedro. Práticas Pedagógicas voltadas para as identidades/diferenças e sua articulação com os processos formativos: um estudo com professores egressos do Curso de Pedagogia da UEMS/Dourados. Tese (Doutorado) Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2017.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. 4. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013a.

SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). A produção social da identidade e da diferença. In:. SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais.13 .ed. Petrópolis, RJ : Vozes, 2013b, p. 73-102.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Rauber, P. (2020). A construção de práticas pedagógicas decoloniais e sua articulação com os processos formativos. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 9(16), 1–14. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13089

Edição

Seção

Dossiê - O que pode a Educação no contexto atual? Financiamento, Planejamento e Qualidade Social