A POESIA DE CORA CORALINA E O TEATRO-EDUCAÇÃO: UMA ALTERNATIVA INTERDISCIPLINAR PARA TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

https://doi.org/10.29327/211653.6.2-2

Autores

  • Cristiano Bittencourt dos Santos Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS
  • Noemi Boer Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Palavras-chave:

Meio ambiente. Ensino. Dramaturgia.

Resumo

Neste estudo, objetiva-se apresentar uma proposição interdisciplinar fundamentada em Nussbaum (2015). Essa autora, aprofunda a crítica aos modelos de educação liberal, aponta caminhos para as humanidades a partir de uma aproximação entre ciências humanas, literatura e as artes. Esses aspectos alinham-se aos pressupostos do Teatro-educação de Spolin (1990) e da Educação Ambiental, que buscam ressignificar o ensino. A proposição teórico- metodológica do estudo é de abordagem interdisciplinar e engloba a poesia O Cântico da Terra, de Cora Coralina (2001) como aspecto motivacional para abordar questões referentes ao meio ambiente por meio do Teatroeducação. Desse modo, a compreensão da problemática ambiental, associada a um ensino que se comprometa com a formação de sujeitos críticos resulta da reflexão, que nasce de um modelo educacional pautado em princípios democráticos. Ressalta-se que a negação desses princípios na educação, caminha não só para a degradação do humano e sua capacidade de contextualizar e globalizar, mas destrói também o meio ambiente. Nesse sentido, a poesia serviu de pano de fundo para a experimentação dramatúrgica que encontra nessa modalidade metodológica uma forma original e comprometida com a transformação social.

Biografia do Autor

Cristiano Bittencourt dos Santos, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS

Profissional do Teatro Universitário Independente (TUI). Pedagogo e Mestrando do Programa de Pós- graduação Ensino de Humanidades e Linguagem, MHEL, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS.

Noemi Boer, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Professora do Programa de Pós-graduação Ensino de Humanidades e Linguagem, MHEL, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS e do Programa de Pós-graduação Ensino Científico e Tecnológico, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Campus de Santo Ângelo. Doutora em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2020-02-29

Como Citar

Bittencourt dos Santos, C., & Boer, N. (2020). A POESIA DE CORA CORALINA E O TEATRO-EDUCAÇÃO: UMA ALTERNATIVA INTERDISCIPLINAR PARA TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL : https://doi.org/10.29327/211653.6.2-2. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(2), 20–28. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/69