A Tecnologia Fotovoltaíca de Película Fina

Afinal como estamos?

Authors

  • Fábio Nogueira Instituto Superior de Engenharia do Porto
  • Daniel Paiva Instituto Superior de Engenharia do Porto
  • Carlos Resende Instituto Superior de Engenharia do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i12.378

Abstract

Todos nós estamos familiarizados com os painéis fotovoltaicos comuns, os silicon wafer-based (“bolacha/pastilha” de silício), que possuem atualmente uma quota superior a 80% [1-3] no mercado solar fotovoltaico.
Desde o seu “aparecimento” em 1950, foram realizados avanços em diferentes vertentes, como a eficiência, durabilidade, custos e tecnologias de produção [2, 4, 5], sendo que no início deste século se começaram a desenvolver e a criar expectativas positivas crescentes acerca do que se designa de células fotovoltaicas de película fina ou TFPC (thin film photovoltaic cells). Certamente, já todos ouvimos notícias nos últimos anos do seu desenvolvimento e de aplicações variadas (vestuário, fachadas, etc), pelo que este artigo visa elucidar o leitor acerca do que são, do seu grau de investigação e desenvolvimento (I&D) e da posição no mercado atual e futura.

Author Biographies

Fábio Nogueira, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Aluno do curso de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica do Instituto Superior de Engenharia do Porto.
Colaborador no InstitutoPolitécnico do Porto (IPP) e no GILT.ISEP.

Daniel Paiva, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), 2011. Aluno do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Bolseiro de Investigação em Eficiência Energética, GECAD, ISEP.

Carlos Resende, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Licenciado em Engenharia Eletrónica e Automação, pelo Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya).
Aluno do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

Downloads

Published

2013-06:-09

How to Cite

Nogueira, F., Paiva, D., & Resende, C. (2013). A Tecnologia Fotovoltaíca de Película Fina: Afinal como estamos?. Neutro à Terra, (12). https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i12.378