Álgebra e Modelagem Matemática: um panorama das pesquisas brasileiras nos últimos anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24116/emd.v3n8a01

Resumo

Nesse artigo, apresenta-se um panorama de estudos que envolvem Modelagem Matemática e Álgebra, voltados para a Educação Básica, com o objetivo de analisar como as pesquisas utilizam a Modelagem Matemática para auxiliar nas aulas de Álgebra. Para isso, foi realizada uma busca de dissertações e teses acerca dos temas citados, no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e a partir disso, foi realizado um refinamento e análise das pesquisas encontradas. Observou-se como esses trabalhos abordavam os conteúdos de Álgebra e de que maneira a Modelagem Matemática os auxiliou no processo. Como resultado, pode-se perceber que há pesquisas relacionando Modelagem Matemática com conteúdos de Álgebra, os quais em sua maioria abordam o conteúdo de funções com enfoque no Ensino Médio.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Álgebra. Panorama.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARALDI, Ângela Pereira. Modelagem matemática: um recurso facilitador no processo ensino-aprendizagem. 2018. 101f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Três Lagoas.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem Matemática: concepções e experiências de futuros professores. 2001. 253f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.

BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Contexto, 2010.

BASSANEZI, Rodney Carlos. Modelagem como estratégia metodológica no ensino da Matemática. Boletim de Educação da SBMAC, São Paulo, 1994.

BIEMBENGUT, Maria Salett. Mapeamento como princípio metodológico na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem matemática no ensino. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2003.

BOGDAN, Roberto Carlos; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em Educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 2010.

BRASIL, Rodrigo Ruiz. Modelagem matemática: uma contribuição para a construção do conhecimento matemático nos anos iniciais da educação básica. 2013. 56f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho.

CAMELO, Soraya Martins. Estudo de função afim através da modelagem matemática. 2013. 49f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande.

FERNANDES, Flávio. A modelagem matemática como prática pedagógica no Ensino Médio Integrado em Administração do IFSC – Caçador. 2016. 141f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó.

FERRI, Orlando Eduardo da Silva. Progressões e funções: da variação e caracterização das funções do tipo exponencial e logarítmica às técnicas de ajuste de curvas no uso de modelagem matemática. 2014. 67f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba.

LIMA, Eder Joacir de. O ensino de funções através de modelagem matemática. 2017. 88f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal de Mato Grosso. Barra do Garças.

MAGALHÃES, Wilker Garcia. A modelagem matemática como estratégia de preparação para o ENEM. 2015. 80f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande.

MAIA, Lina Flávia Morete de Queirós. Modelação matemática na sala de aula: o conceito de função exponencial numa sequência de atividades para o 1º ano do Ensino Médio. 2017. 68f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal de São Carlos. Sorocaba

MELO, Alex Gonçalves de. Modelagem matemática no estudo das funções afim e quadrática. 2017. 67f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal de Alagoas. Maceió.

MENEZES, Patric Machado de. Modelagem matemática na escola básica: caracterização do conhecimento matemático aprendido com modelagem. 2017. 127f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó.

NARCISO, Ricardo Nogueira Viana. Investigando a Modelagem Matemática no ensino de funções afins e exponenciais. 2016. 84f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal de Goiás. Catalão.

NESPOLO, Rodrigo Fernando. Uma proposta de ensino de Matemática para a educação básica. 2014. 49f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco.

OLIVEIRA, Antônio Josimário Soares de. O ensino e a aprendizagem de função exponencial em um ambiente de modelagem matemática. 2013. 97f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró.

PAMPHYLIO, Paulo Roberto Figueiredo. A abordagem da modelagem matemática em situações-problema envolvendo funções afins e quadráticas no Ensino Fundamental II. 2017. 65f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal do Amapá. Macapá.

SANTOS, Carlos Eduardo Bezerra dos. Modelos matemáticos para a dinâmica populacional de micro-organismos como motivação para o estudo de potenciação, funções exponenciais e logarítmicas. 2015. 79f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

SANTOS, Leniedson Guedes dos. Progressões geométricas e Música: uma proposta de Modelagem. 2014. 63f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal do Tocantins. Palmas.

SELLA, Adilson Antônio. Modelagem matemática na educação básica. 2016. 63f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá.

SILVA, Francisco Eudes da. A caracterização da função afim como ferramenta na modelagem de problemas matemáticos. 2015. 88f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal do Ceará. Juazeiro do Norte.

SILVA, José Jociane. Modelagem matemática no ensino médio: uma estratégia para um aprendizado significativo. 2018. 75f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Universidade Estadual do Piauí. Teresina.

SILVA, Sebastião Rodrigues da. O uso da modelagem matemática no ensino de funções na educação básica. 2014. 69f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal do Amapá. Macapá.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

01-05-2019

Como Citar

CEDRAZ, C.; MERLINI , V. .; SANTANA, E. .; MADRUGA, Z. . Álgebra e Modelagem Matemática: um panorama das pesquisas brasileiras nos últimos anos. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 3, n. 8, p. 119–130, 2019. DOI: 10.24116/emd.v3n8a01. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/82. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos