Letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: lendo Dom Quixote de la Mancha

  • Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil. 
Palavras-chave: letramento, educação literária, ensino fundamental.

Resumo

Este artigo discute uma prática de letramento focando na forma como uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental (EF) interage com um texto literário, a partir de duas questões: como esta professora realiza a mediação no processo de educação literária? Como uma prática de letramento é construída pela interação com o livro Dom Quixote de la Mancha? A perspectiva teórico-metodológica baseia-se na concepção de letramento como uma prática social formulada pelos Novos Estudos do Letramento (Heath, 1983; Street, 1984, 1995, 2003; Barton, Hamilton e Ivanic, 2000). Acrescida de uma concepção ideológica da linguagem proposta por Bakhtin (1981) e Volochinov (1995). Os dados foram coletados por meio de videogravações da interação em sala de aula e notas de campo, além de uma entrevista com a professora. A análise evidencia um uso amplo de textos literários em sala de aula. A docente propunha questões abertas de interpretação relacionadas não apenas aos textos, mas também às experiências de leitura dos alunos; estimulando-os a expressarem sua voz no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil. 

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Publicado
17-04-2019
Como Citar
ALENCAR NUNES MACEDO, M. DO S. Letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: lendo Dom Quixote de la Mancha. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 254, 17 abr. 2019.
Seção
Estudos