Perfil epidemiológico de idosos com fratura proximal de fêmur atendidos no Hospital Regional do Baixo Amazonas, Santarém, PA, Brasil

Autores

  • Evelyn Rebeca Ribeiro Silva Fisioterapia, Universidade do Estado do Pará. Especialista em Residência Multiprofissional em Atenção Integral à Ortopedia e Traumatologia.
  • Daliane Ferreira Marinho Fisioterapia da Universidade do Pará. Tutora de Fisioterapia da Residência Multiprofissional de Atenção Integral à Ortopedia e Traumatologia da Universidade do Estado do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p217-236

Palavras-chave:

Envelhecimento, Idoso, Fraturas do fêmur.

Resumo

Este estudo retrospectivo e transversal caracterizou o perfil epidemiológico de idosos com fratura proximal de fêmur (FPF) atendidos em um hospital de alta e média complexidade. Foi realizada coleta de dados de prontuários de idosos com FPF atendidos no ano de 2016. Houve predominância do sexo feminino, com média de 78,1 anos de idade, pardas, viúvas, com baixa escolaridade, submetidas à correção cirúrgica do tipo osteossíntese. O tipo de fratura mais comum foi a de colo do fêmur, sendo o mecanismo de fratura a queda da própria altura.  A média de dias de internação foi de 8,4(±5,9) dias e taxa de mortalidade de 2,2%.

 

Biografia do Autor

Evelyn Rebeca Ribeiro Silva, Fisioterapia, Universidade do Estado do Pará. Especialista em Residência Multiprofissional em Atenção Integral à Ortopedia e Traumatologia.

Graduada em Fisioterapia, Universidade do Estado do Pará. Especialista em Residência Multiprofissional em Atenção Integral à Ortopedia e Traumatologia.

 

Daliane Ferreira Marinho, Fisioterapia da Universidade do Pará. Tutora de Fisioterapia da Residência Multiprofissional de Atenção Integral à Ortopedia e Traumatologia da Universidade do Estado do Pará.

Doutoranda do Programa de Sociedade, Natureza e Desenvolvimento da Universidade Federal do Oeste do Pará. Mestre em Biociências, Universidade Federal do Oeste do Pará (2015). Docente do curso de Fisioterapia da Universidade do Pará. Tutora de Fisioterapia da Residência Multiprofissional de Atenção Integral à Ortopedia e Traumatologia da Universidade do Estado do Pará.

 

 

Downloads

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Silva, E. R. R., & Marinho, D. F. (2018). Perfil epidemiológico de idosos com fratura proximal de fêmur atendidos no Hospital Regional do Baixo Amazonas, Santarém, PA, Brasil. Revista Kairós-Gerontologia, 21(3), 217–236. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p217-236

Edição

Seção

Artigos