Educação Popular: epistemologias, diálogos e saberes (Volume II)

Autores

Paulo Alfredo Schönardie (ed)
Polo Universitário Federal de Três de Maio/RS
https://orcid.org/0000-0003-2799-5362
Claudete Beise Ulrich (ed)
Faculdade Unida de Vitória
http://orcid.org/0000-0002-9830-3768
Liria Ângela Andrioli (ed)
Universidade Federal da Fronteira Sul
https://orcid.org/0000-0003-0670-1521

Palavras-chave:

Educação Popular, Pedagogia, Saberes

Sinopse

A educação popular é uma concepção de educação. Sua pedagogia tem como ponto de partida e chegada os sujeitos dos processos educativos, que participam dela como protagonistas históricos e coletivos e que constroem autonomia em processo. A efetiva vivência da educação popular traz consigo a “re-construção” da teoria, dos sujeitos, do coletivo e, como consequência, da vida. Esta coletânea tem por objetivo apresentar reflexões teóricas e práticas com base na educação popular que, com suas epistemologias, dialoga com os saberes e as múltiplas lutas sociais.

Capítulos

Biografia do Autor

Paulo Alfredo Schönardie, Polo Universitário Federal de Três de Maio/RS

Pós-Doutor em Educação PNPD/Capes pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí; Doutor em Ciências Econômicas e Sociais pela Universität Hamburg – UHH, Alemanha, com revalidação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp; Mestre em Educação nas Ciências, área História e Licenciado em História pela Unijuí. Atua como Coordenador do Polo Universitário Federal de Três de Maio/RS e é professor no ensino público. Integra o GT Educação Popular da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação – Anped. É pesquisador nos grupos: Estudos de Educação Popular, Movimentos e Organizações Sociais – Geep/Unijuí/CNPq; e, Religião, Gênero e Violências: Direitos Humanos – Regevi/FUV/CNPq.

Claudete Beise Ulrich, Faculdade Unida de Vitória

Pós-doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes; Doutora, Mestra e Graduada em Teologia: área de concentração religião e educação pela EST; Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc. Professora na Graduação e na Pós-graduação na Faculdade Unida de Vitória – FUV. Coordena o Grupo de Pesquisa Religião, Gênero, Violências: Direitos Humanos – Regebi/FUV/CNPq e é pesquisadora no grupo Culturas, Parcerias e Educação do Campo – Ufes/CNPq.

Liria Ângela Andrioli, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora e Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, na linha de pesquisa Educação Popular, Movimentos e Organizações Sociais; Licenciada em Filosofia pela Unijuí. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Laranjeiras do Sul/PR e Coordenadora adjunta do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da UFFS. Integrante do Grupo de Pesquisa Direitos de Minorias, Movimentos Sociais e Políticas Públicas – URI/CNPq, do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Cooperação e Agroecologia da UFFS/CNPq e, Coordenadora do Grupo de Estudos de Gênero na UFFS/CNPq.

Downloads

Publicado

3 agosto 2022

Categorias

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

Co-publisher's ISBN-13 (24)

9786589284321

doi

10.23899/9786589284321