A importância da pesquisa do Clima Organizacional para o funcionamento de uma Instituição Federal de Ensino Superior

Autores

  • Jorge Luiz Knupp Rodrigues Universidade de Taubate
  • Sabine Ott da Costa Universidade Federal Fluminense
  • Thiago Jéffery Barisão Lima Universidade Federal Fluminense - PURO
  • Francisco Assis Coelho Universidade de Taubaté
  • Jose Luis Gomes Silva Universidade de Taubaté
  • Neusa Maria Bastos Fernandes Santos Pontifícia Universidade Católica SP

DOI:

https://doi.org/10.22567/rep.v5i1.259

Palavras-chave:

Gestão. Clima organizacional. Motivação. Satisfação no trabalho. Instituição pública.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar a análise do clima organizacional de um campus de uma instituição federal de ensino superior, no interior do Estado do Rio de Janeiro, com intuito de identificar os fatores que interferem na motivação e no desempenho de servidores técnico-administrativos. O levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo, de natureza exploratória foram os procedimentos metodológicos utilizados. Para coleta de dados foi utilizado um questionário com 72 questões fechadas, tendo sido aplicado a 30 servidores técnico-administrativos. Foram apresentados nessa pesquisa os conceitos de clima organizacional, bem como de pesquisa de clima organizacional. Ao final, buscou-se apresentar um diagnóstico do clima organizacional da instituição estudada. Dentre os resultados destaca-se o treinamento e desenvolvimento, indicando uma necessidade de ações que apresentem as informações necessárias para o exercício do cargo de maneira adequada, por meio de capacitação e ambientação na sede da instituição de ensino.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Knupp Rodrigues, Universidade de Taubate

Professor Doutor Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté

Sabine Ott da Costa, Universidade Federal Fluminense

Administradora, com especialização em Administração Pública e em Gestão de RH pela Universidade Candido Mendes

Thiago Jéffery Barisão Lima, Universidade Federal Fluminense - PURO

Mestrando em Engenharia de Computação e Sistemas Computacionais pela UFF/PURO

Francisco Assis Coelho, Universidade de Taubaté

Professor Mestre do Programa de MBA em Gestão Contábil, Auditoria e Controladoria da Universidade de Taubaté

Jose Luis Gomes Silva, Universidade de Taubaté

Professor Doutor Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté

Neusa Maria Bastos Fernandes Santos, Pontifícia Universidade Católica SP

Professora Doutora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Referências

ARAUJO, L. C. de; GARCIA, A. A. Gestão de Pessoas: Estratégias e Integração Organizacional. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

BARÇANTE, L. C.; CASTRO, G. C. Ouvindo a voz do cliente interno: transforme seu funcionário. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

BICUDO, M. A. Pesquisa Qualitativa e pesquisa qualitativa segundo a abordagem fenomenológica. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. (Coleção tendências em Educação Matemática), p. 101-114.

BISPO, C. A. F. Um novo modelo de pesquisa em clima organizacional. Revista Produção. v.16, n.02, p.258-273, Maio/Ago, 2006.

BOWDITCH, J. L.; BUONO, A. F. Elementos de Comportamento Organizacional. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.

CAMFIELD, C. G. et. al. Clima Organizacional e Qualidade nos serviços: o caso de uma instituição de ensino privado. In: XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2006, Fortaleza-CE. XXVI ENEGEP.

CAMPOS, F. A. F. G.; SOUZA, M. A. O impacto do clima organizacional na produtividade: um estudo de caso numa agência bancária. E-Civitas (Belo Horizonte), v.4, p. 1-30, 2011.

CODA, R. Pesquisa de Clima Organizacional: uma contribuição metodológica. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

___________. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

JURAN, J. M. Planejando para a Qualidade. São Paulo: Ed. Pioneira, 1990.

LEITÃO, J. S. S.; GUIMARÃES, T. A.; ROSAL, M. A. A. Metodologia de diagnóstico de clima organizacional em ambiente de inovação tecnológica. In: ENANPAD. São Paulo: ANPAD, 1998.

LUZ, R. Gestão do clima organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

MALHOTRA et al. Introdução a Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 2000.

MELO, J. A.; GONÇALVES, J. C. S. Clima organizacional: uma avaliação do ambiente de trabalho na biblioteca da FAVIP. In: VII CONVIBRA - Congresso Virtual Brasileiro de Administração, 2010. VII CONVIBRA - Congresso Virtual Brasileiro de Administração. v. 1. p. 1-15.

MORAES, J. S.; GONZALEZ, I. V. D. P. O Impacto do Clima Organizacional na Produtividade: um Estudo da Percepção dos Colaboradores do Setor de Gestão de Clientes de uma Empresa de Telecomunicações. In: IX Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2012, Resende-RJ. IX SEGeT.

MORO, A. B. et. al. Avaliação do Clima Organizacional dos Servidores Técnicos-administrativos de uma Instituição Pública de Ensino Superior. In: V Encontro de Administração Pública e Governança da ANPAD, Salvador-BA, 2012.

OLIVEIRA, W. M. Perfil analítico-descritivo da pesquisa sobre clima organizacional em instituições de ensino superior: 1970-1995. Tese (Doutorado) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

RIZZATTI, G. Análise de fatores significativos do clima organizacional da UFSC: contribuição para implantação do programa de qualidade. 1995. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

RIZZATTI, G. et al. Análise de clima organizacional de uma universidade federal brasileira: caso da Universidade Federal de Santa Catarina. In. X Encontro Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2010. Mar Del Plata - Argentina.

RODRIGUEZ, L. L. Novos Enfoques sobre Administração Universitária. In: III Congresso da Organização Universitária Interamericana. Administração Universitária em tempos de crise: perspectivas para o ano 2000. Salvador, 1983.

SANTOS, N.M. B. F. Clima organizacional: pesquisa e diagnóstico. Lorena, SP: Stiliano, 1999.

SBRAGIA, R. Um estudo empírico sobre clima organizacional em instituições de pesquisa. Revista de Administração, v. 18, n. 2, p. 30-39, 1983.

SCHNEIDER, B. Organizational climate: Individual Preferences and Organizational Realities Revisited. Journal of Applied Psychology. Washington. v. 60, n. 4, p. 459-465. Washington, 1975.

SIQUEIRA, F. C.; GODOY, L. P. O impacto do clima organizacional na qualidade em serviços: um estudo de caso em uma empresa de comunicação social. In: Enegep - XXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Ouro Preto - MG. Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Ouro Preto: UFOP, 2003.

SILVA, A. C. R. Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade. S.Paulo: Atlas, 2003.

SILVA, N. T. Clima organizacional: uma proposta dos fatores a serem utilizados para avaliação do clima de uma instituição de Ensino Superior. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

SOUZA, E. L. P. de. Clima e cultura organizacionais: como se manifestam e como se manejam. São Paulo: Blucher, 1978.

Downloads

Publicado

2016-06-27

Como Citar

Rodrigues, J. L. K., Costa, S. O. da, Lima, T. J. B., Coelho, F. A., Silva, J. L. G., & Santos, N. M. B. F. (2016). A importância da pesquisa do Clima Organizacional para o funcionamento de uma Instituição Federal de Ensino Superior. REVISTA ENIAC PESQUISA, 5(1), 29–46. https://doi.org/10.22567/rep.v5i1.259

Edição

Seção

Artigos