Ebook - Reflexão Estética da Literatura 2Atena Editora

E-book

1. Literatura. 2. Estética. I. Stephani, Adriana Demite (Organizadora). II. Títu...

Livros
capa do ebook Reflexão Estética da Literatura 2

Reflexão Estética da Literatura 2

 “Reflexão Estética da Literatura 2” intitula a coletânea de 25 artigos que possui a literatura, suas facetas e intersecções como mote. A partir de diversas abordagens teóricas, os autores apresentam olhares e discussões sobre a recepção e análise de obras literárias de diferentes gêneros, estilos, épocas, contextos históricos, espaços geográficos e temas. 

Nessas análises, somos transportados para o sul do continente africano, suas histórias, imperadores, guerrilhas e cotidiano pelas obras moçambicanas Neighbours, escrita por Lília Momplé, Ualalapi e As mulheres do imperador, de Ungulani Ba Ka Khosa, Quem manda aqui?, conto de Paulina Chiziane, pelo livro de poemas Karingana ua Karingana, de José Craveirinha e pela obra Kiriku e a feiticeira, do animador francês Michel Ocelot.

Espaços, personagens brasileiros, contextos e estruturas narrativas são apresentados nas análises de: O retrato do rei, de Ana Miranda, a partir das referências metapicturais do seu contexto narrativo; Grande sertão: veredas (1956) e o sentido do envelhecimento de Riobaldo; nas representações do mundo do oprimido e dos mecanismos de opressão nas obras “O louco do Cati” (1984), um romance oral do gaúcho Dyonelio Machado, e, em Selva Trágica, de Hernani Donato retratando uma “escravidão” da/pela erva nas primeiras décadas do século XX, no sul do antigo Mato Grosso; a "transculturação narrativa" é analisada em Terra Papagalli, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta; e, a pluralidade de motivações das quais partiu Lobato para compor “Inquérito sobre o saci” também é exposta.

Os temas suicídio e igreja são abordados na análise comparativa do romance A viuvinha (1857), de José de Alencar com o periódico A Abelha – Verdade e Caridade (1854), vinculado à Igreja Católica; assim como, analisa-se o discurso crítico antirreligioso católico presente nos esperpentos do autor espanhol Ramón María del Valle-Inclán (1866-1936), escritos entre 1921 e 1927. Representações peculiares e figuração arquetípica do Mal são objetos de análise nas obras Marked, de Steve Ross, Punk Rock Jesus, de Sean Murphy, e Fausto: uma tragédia de Goethe, de Mefistófeles. 

 

Discussões sobre leitura e leitor também compõem esta coletânea com pesquisas sobre o que e como liam os cariocas da segunda metade do século XIX, as contribuições de Antonio Candido para o ensino de poesia, e, a ressocialização de pessoas pelas práticas de leitura.

A poesia igualmente é objeto de estudos dos textos que discutem as metáforas metalinguísticas, o eu-poético, o lugar de onde fala em poemas de Astrid Cabral, Hilda Hilst; como também, há um estudo comparado entre o poema “Vou-me embora pra Pasárgada”, do poeta brasileiro Manuel Bandeira e o poema “Passaporte para Pasárgada” (1946), do poeta cabo-verdiano Osvaldo de Alcântara. No que se refere aos textos dramáticos, há artigos sobre a dramaturgia comparada no Brasil e a imagética cênica do texto dramático Teatro Decomposto ou O Homem-Lixo, do romeno Matéi Visniec.  

A interseção entre a literatura e o jornalismo é analisada no livro de crônicas A vida que ninguém vê (2006) de Eliane Brum, e, as diferenças entre o tratamento da homossexualidade são observadas no romance Simon vs. a agenda Homo Sapiens e em sua adaptação cinematográfica, intitulada Com amor, Simon. E, fechando essa miscelânea, Auto-reflexões de um biógrafo acidental apresenta pesquisas de trajetórias relevantes para a arquitetura e o planejamento urbano na Argentina.

Os artigos proporcionam ao leitor uma imersão nos aspectos da recepção e da teoria literária, assim como viagens por mundos, temas e contextos tão diversos. Boa leitura!

Adriana Demite Stephani

Ler mais

Reflexão Estética da Literatura 2

  • DOI: 10.22533/at.ed.894202610

  • ISBN: 978-65-5706-489-4

  • Palavras-chave: 1. Literatura. 2. Estética. I. Stephani, Adriana Demite (Organizadora). II. Título.

  • Ano: 2020

Artigos

Fale conosco Whatsapp