Studium e Punctum de Barthes e as categorias fenomenológicas peircianas

Autores

  • Raquel Ponte Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI-UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9700

Resumo

A partir dos conceitos de primeiridade, segundidade e terceiridade da fenomenologia peirciana, este artigo visa fazer uma nova leitura dos elementos studium e punctum, co-presentes nas fotografias, descritos por Roland Barthes em A câmara clara. Para Peirce, essas três categorias estariam presentes em todos os fenômenos observados e se manifestariam de diferentes formas: a primeiridade estaria associada à potencialidade, variedade, sentimento e Acaso; a segundidade, à ação e reação, singularidade e Existência; e a terceiridade, à generalidade, convencionalidade, hábito e Lei. Sugerimos ser possível identificar no studium e no punctum a manifestação da terceiridade e da primeiridade, respectivamente, sendo que identificação do punctum por Barthes em seu derradeiro livro parece apontar para uma mudança do pensamento do autor. No final, questionamos a possibilidade de ampliarmos os conceitos barthesianos para outras manifestações humanas para além da fotografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Ponte, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI-UERJ)

Raquel Ponte cursou mestrado em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI-UERJ), MBA em Marketing na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Comunicação Social – Cinema na Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente atua como designer, sendo Professora Substituta e doutoranda da ESDI-UERJ.

Referências

BARROS, Manoel de, em Arranjos para assobio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, [1980] 1984.

______. Elementos de semiologia. São Paulo: Cultrix, [1964] 2006.

IBRI, Ivo Assad. O significado de primeiridade em Schelling, Schopenhauer e Peirce. In: Cognitio: Revista de Filosofia / Centro de Estudos do Pragmatismo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. v.9, n.2 (jul/dez 2008). São Paulo: EDUC, 2008.

______. Fundando a arte nas coisas sem nome: reflexões sobre algumas sementes peircianas. [ainda não publicado - pré-print, 2013]

PEIRCE, Charles Sanders. The collected papers of Charles Sanders Peirce. Eletronic Edition reproducing Vols. I-VI ed. Charles Hartshorne and Paul Weiss (Cambridge, MA: Harvard University Press, 1931-1935), Vols. VII-VIII ed. Arthur W. Burks (same publisher, 1958).

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem do pensamento: sonora, visual, verbal. 1 ed. São Paulo: Iluminuras, [2001] 2005.

SILVEIRA, Lauro Frederico da. Curso de semiótica geral. São Paulo: Quartier Latin, 2007.

VELHO, Gilberto; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “O conceito de cultura e o estudo das sociedades complexas”. In: Espaço: Cadernos de Cultura,2(2). USU, 1980, p. 11-26.

Downloads

Publicado

2013-12-17

Como Citar

Ponte, R. (2013). Studium e Punctum de Barthes e as categorias fenomenológicas peircianas. Mídia E Cotidiano, 3(3), 500-515. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9700