A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR DURANTE O GOLPE MILITAR E APÓS A RUPTURA DEMOCRÁTICA DE 2015: as políticas educacionais de uma autonomia escolar em cheque

Autores

  • Flávia Monteiro de Barros Araújo Universidade Federal Fluminense
  • Pablo Silva Machado Bispo dos Santos Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.482

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal discutir de que modo a autonomia escolar tem sido abordada em documentos oficiais das políticas públicas nacionais, especialmente as regulatórias. Para tanto, comparamos a LDB 4024/61, a Lei 5692/71 e a atual LDB com a atual inflexão política representada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao fim, percebemos as ameaças que pairam sobre a escola pública ao se propor para ela um nível de autonomia ainda menor do que o daquele que havia na LDB 4024/61.

Palavras-chave: Administração Escolar; Política Educacional; Autonomia Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Monteiro de Barros Araújo, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pelo PROPED/UERJ.  Professora da Universidade Federal Fluminense, Professora do PPGEDU/UFF, Secretária de Educação do Município de Niterói, Pesquisadora do NUGEPPE/ UFF e Coordenadora do GRUPPE/UFF.

Pablo Silva Machado Bispo dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação pela PUC-Rio.  Professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense, Professor do PPGEDU/UFF. Líder do Núcleo de Pesquisas em Instâncias de Socialização e Políticas Públicas - POLIS/UFF.  Pesquisador Membro do Nugeppe/UFF.

Downloads

Publicado

2018-11-27

Como Citar

Araújo, F. M. de B., & Santos, P. S. M. B. dos. (2018). A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR DURANTE O GOLPE MILITAR E APÓS A RUPTURA DEMOCRÁTICA DE 2015: as políticas educacionais de uma autonomia escolar em cheque. Movimento-Revista De educação , (9), 368-389. https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.482