Revistas francesas no Brasil. Caminhos da modernidade: catálogos e mediadores (Rio de Janeiro e São Paulo, séculos XIX e XX)

Autores

  • Valéria Guimarães Departamento de História - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP, campus de Franca

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v9i2.574

Resumo

A partir da análise de vestígios da circulação de impressos periódicos franceses no Brasil dos séculos XIX e início do XX, foi possível identificar títulos que difundiam o imaginário francês da modernidade e do modernismo. Nosso recorte espacial restringe-se às cidades do Rio de Janeiro e São Paulo cujo mercado editorial, embora tenha tido ritmos de desenvolvimento diversos, são integrados a um mesmo espaço midiático francófono por ação de mediadores culturais como livreiros, bibliotecários e homens de letras em geral. Sob uma perspectiva transnacional, podemos colocar em questão as relações culturais estabelecidas entre a imprensa brasileira e francesa, em um ambiente de marcada francofonia mundial do qual o Brasil fez parte.Palavras-chave: imprensa periódica; francofonia no Brasil; transnacional.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Guimarães, V. (2016). Revistas francesas no Brasil. Caminhos da modernidade: catálogos e mediadores (Rio de Janeiro e São Paulo, séculos XIX e XX). Revista Territórios E Fronteiras, 9(2), 16–42. https://doi.org/10.22228/rtf.v9i2.574

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)