O Brasil, a América Latina e a Europa

o acordo Mercosul/União Europeia, um retrospecto de uma negociação ainda não concluída

Autores

  • Rodrigo Cássio Marinho da Silva

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2016v9n01ID17779

Palavras-chave:

Mercosul, Política de subsídios, União Europeia

Resumo

O presente artigo trata das implicações da política de subsídio europeia e as consequências para o Mercosul e seu processo de integração. O texto está assim divido: em primeiro plano, está a do sentido de integração entre Mercosul e UE, com destaque para os países do Mercosul. A seguir, apresenta um histórico sobre as relações entre o Mercosul e a UE e um comparativo da formação dos dois, assim como as assimetrias quanto ao modelo adotado. Em seguida, concentra-se no destaque desempenhado pelo Brasil como “potência emergente”, nas negociações no mercado de grãos e pelo fim dos subsídios. Ao apontar os cenários que compõem a implementação do acordo, dando atenção ao mercado de grãos, uma vez que a relação “Norte-Sul” tem relevância dentro do desenvolvimento das negociações entre os blocos. Por fim, um breve desenvolvimento do comercio mundial a partir da criação do GATT em 1947 e da Rodada de Doha em 2001, que pode contribuir para a conclusão desse acordo envolvendo blocos regionais ou países em desenvolvimento ou emergentes. O acordo entre os blocos pode se tornar concreto à medida que as assimetrias existentes entre ambos possa ser eliminada no tocante a política de subsídios? Abordando a perspectiva teórica baseada no funcionalismo de David Mitrany, que tem como proposta de integração regional o compartilhamento de soberania e responsabilidades entre os Estados, desenvolvida durante o período entreguerras de 1919-1939, e na interdependência complexa de Joseph Nye e Robert Keohane, desenvolvida em fins da década de 1970, a partir do fundamento de que as relações entre atores estatais e não-estatais seriam de dependência, junto a organizações transnacionais e blocos econômicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Cássio Marinho da Silva

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Autor do livro “O Mercosul em foco e sua organização jurídico-institucional em seu processo de formação” pela Editora Multifoco. 2011.Atua como professor docente de Filosofia, História e Sociologia na Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro, participante do grupo do LIEDH – Núcleo de Linguagem e Estudos da História da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Arquivos adicionais

Publicado

05-11-2016

Como Citar

SILVA, R. C. M. da. O Brasil, a América Latina e a Europa: o acordo Mercosul/União Europeia, um retrospecto de uma negociação ainda não concluída. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 9, n. 01, p. 191–224, 2016. DOI: 10.21680/1984-817X.2016v9n01ID17779. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17779. Acesso em: 8 jun. 2024.