Entre um “currículo-obsceno” e um “currículo-louco”

composições de um “currículo-menor”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n62ID26701

Palavras-chave:

Currículo, Narrativas seriadas, Gênero, Sexualidade

Resumo

O artigo focaliza o currículo das narrativas seriadas em suas duas expressões: a de um “currículo-maior”, constituído por linhas molares e que apresenta um sistema de referência pelo qual as formas binárias nos organizam e nos produzem enquanto sujeitos serializados; e a de um “currículo-menor”, que, ao acionar o riso e as paixões alegres, compõe um traçado de linhas de fuga capazes de desterritorializar o “currículo-maior” e a modelização da subjetividade. O argumento é o de que no currículo das narrativas seriadas pode-se ultrapassar convenções normativas e estabelecer a abertura para a constituição de outros modos de vida, apesar das linhas de força de conformidade a certos estratos. Ao cartografar duas narrativas seriadas, evidenciamos a composição de um “currículo-obsceno”, referente a série “Fleabag” e um “currículo-louco”, relativamente a série “Crazy Ex-Girlfriend”. Concluímos que no “currículo-menor”, o amor e o riso são vetores para a desagregação do “currículo-maior” das narrativas seriadas, capazes de rachar os estratos e inaugurar existências menores e criativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evanilson Gurgel, Universidade Federal da Bahia

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. É integrante do Grupo ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/CNPq.

Marlécio Maknamara, Universidade Federal da Paraíba

Prof. Dr. da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Educação. É integrante do Grupo ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/CNPq.

Silvia Chaves, Universidade Federal do Pará

Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Educação de Ciências e Matemáticas. É integrante do Grupo de Pesquisa Cultura e Subjetividade na Educação em Ciências/CNPq.

Referências

BERGSON, Henri. O riso – ensaio sobre a significação da comicidade. Tradução Nathanael Caixeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas. Tradução Fernanda Siqueira Miguens. São Paulo: Civilização Brasileira, 2018.

CARNEIRO, Gláucia. Currículo das errâncias com a pedagogia da hesitação: corpo, cidade e artivismos. 2020, 159f. (Tese de Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2020.

CARNEIRO, Gláucia; PARAÍSO, Marlucy. Cartografia para pesquisar currículos: um exercício ativo e experimental sobre um território em constante transformação. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 1003-1024, set./dez. 2018.

CASTELLANO, Mayka. COSTA, Luiza. “Esse é um termo sexista!”: o feminismo irônico da série televisiva Crazy Ex-Girlfriend. Revista GEMInIS, Santa Catarina, v. 12, n. 1, p. 247-274, jan./abr. 2021.

CORAZZA, Sandra. Contribuições de Deleuze e Guattari para as pesquisas em educação. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 5, n. 8, p. 1-19, mar./ago. 2012.

CORAZZA, Sandra. O docente da diferença. Periferia, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-110, jan./jun. 2009.

DE LAURETIS, Teresa. A tecnologia de gênero. In: DE HOLLANDA, Heloisa Buarque (Org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.

DELEUZE, Gilles. Pensamento Nômade. In: MARTON, Scarlett (Org.). Nietzsche hoje? Colóquio de Cerisy. Tradução Milton Nascimento e Sônia S. Goldberg. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 56-76.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2012.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Editora Escuta, 1998.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, v. 4. Tradução Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 2012.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Tradução Cíntia Vieira da Silva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

DESPENTES, Virginie. Teoria King Kong. Tradução Márcia Bechara. São Paulo: n-1 edições, 2016.

DUARTE, Larissa Costa. “A AIDS tem um rosto de mulher”: discursos sobre o corpo e a feminização da epidemia. 2018, 223f. (Tese de Doutorado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018.

ELLSWORTH, Elisabeth. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

GALLO, Silvio. Deleuze & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Record, 1996.

HARAWAY, Donna. Manifesto Ciborgue: Ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Império. Tradução Berilo Vargas. Rio de Janeiro: Record, 2001.

JAGGER, Gill. Judith Butler: sexual politics, social change and the power of performative. Nova York: Routledge, 2008.

NEGRI, Antonio. De volta: abecedário biopolítico. Tradução Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Record, 2006.

PRECIADO, Paul Beatriz. Multidões queer: notas para uma política da “anormalidade”. Revista Estudos Feministas, Santa Catarina, v. 19, n. 1, p. 11-20, jan./abr. 2011.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995.

WOOLF, Virginia. O valor do riso e outros ensaios. Tradução Leonardo Fróes. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

Publicado

27-12-2021

Como Citar

Gurgel, E. . ., Maknamara, M., & Chaves, S. (2021). Entre um “currículo-obsceno” e um “currículo-louco”: composições de um “currículo-menor” . Revista Educação Em Questão, 59(62). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n62ID26701

Edição

Seção

Artigos