A saudação de gaúchos para o neonazismo: o projeto de dominação da organização União Nacional Sulista

Autores

  • Marcos Alexandre Fernandes Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Silvana Schwab do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID30842

Resumo

Em 2021, observou-se, pelo Telegram, o funcionamento de uma organização gaúcha neonazista chamada União Nacional Sulista (UNS – doravante), fundada em 2019. Notou-se, com respaldo de sua atividade discursiva, haver um projeto de dominação e separação para a região sul-brasileira. Por conseguinte, neste artigo, objetiva-se analisar a constituição do gênero discursivo fotomontagem presente na comunicação da UNS com o intuito de compreender a relação entre forma, conteúdo e campo de atividade. A justificativa desta empreitada evoca os valores da ética bakhtiniana, pois representam uma rejeição da supremacista racial, visto que centrados no conceito de alteridade. O referencial teórico recebe contribuições de Bakhtin (2015, 2016, 2017) e Volóchinov (2018, 2019a, 2019b, 2019c) no que tange à concepção de linguagem, enunciado e discurso. Devido à complexidade do objeto, acrescentam-se reflexões de Charaudeau (2006, 2016) e Lévy (2010, 2011), porque, em interlocução, podem subsidiar apontamentos sobre o discurso político-populista no campo das mídias digitais. O planejamento dos procedimentos metodológicos pauta-se nestes atos: i) caracterização e seleção da organização; ii) observação e registro de interações discursivas; iii) esboço de questões de pesquisa; iv) análise dialógica do material coletado; v) escrita dos resultados finais. Os critérios para a coleta dos enunciados são os temas abordados, o impacto social e a cronologia de sua publicação. A conclusão permite alcançar o entendimento de que o gênero fotomontagem combina, graficamente, enunciados verbovisuais que, tematicamente, correlacionam elementos socioculturais do Rio Grande do Sul, Estados Unidos da América e Alemanha. Com diferentes tradições racistas, visa-se à exclusão, ao assujeitamento e à eliminação de todos aqueles vistos como inferiores, incluindo judeus, negros, LGBTQIAP+, nordestinos e outros grupos. Para esse propósito, a UNS tenta, também, recrutar novos integrantes para instaurar seu projeto de separação e dominação territorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Alexandre Fernandes Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Licenciado em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa, Língua Francesa e suas Literaturas) com bolsas de estudos CAPES e FAPERGS e Mestrando em Letras na área de concentração em Estudos da Linguagem com bolsa de estudos CAPES pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É pesquisador colaborador no Grupo de Pesquisa "Linguagem em Atividades no Contexto Escolar" da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP; no Grupo de Estudos "Pensar os Extremos: Rede Internacional de Estudos sobre Nazismo, Memória e Guerra", da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; no Projeto de Pesquisa "Relações entre Ética, Discurso e Mídias: Pesquisas sob a Perspectiva Dialógica" da FURG. Em seus artigos científicos, capítulos de livro, trabalhos completos e comunicações em Congressos Nacionais e Internacionais, promove discussões atinentes a práticas de campo na Web e análise dialógica do discurso de organizações neonazifascistas de origem brasileira, estadunidense, inglesa, polonesa, húngara e sul-africana.

Silvana Schwab do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Letras, na área de concentração em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) . Possui Mestrado em Letras, na área de concentração em Estudos Linguísticos (UFSM) e é graduada em Letras também pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência e desenvolve pesquisa na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, língua latina e linguística. Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Downloads

Publicado

13-06-2023

Como Citar

FERNANDES RODRIGUES, M. A.; SCHWAB DO NASCIMENTO, S. A saudação de gaúchos para o neonazismo: o projeto de dominação da organização União Nacional Sulista. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e30842, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n1ID30842. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/30842. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos