Comunidades Energéticas na América Latina: Visando uma transição energética a partir da noção de Bem Viver

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11832

Palavras-chave:

Comunidades Energéticas, Bem Viver, América Latina, O Caribe, Transições Energéticas

Resumo

Diante do intricado cenário global contemporâneo, caracterizado pela era do Antropoceno, respostas cada vez mais complexas são necessárias, assim como imbricações e análises interdisciplinares e multiníveis. Nesse contexto, o setor energético desempenha um papel central, dada a sua posição na operacionalização dos sistemas produtivos, na emissão de poluentes e no uso de recursos naturais cada vez mais escassos. Assim, na procura por um futuro sustentável, frequentemente são relegadas visões e soluções locais, enquanto as forças hegemônicas do mercado e a permanência de estruturas políticas altamente hierarquizadas dominam as diretrizes e agendas elencadas tanto por organizações globais quanto pelos governos e seus múltiplos níveis de atuação. Usando a dialética, o presente trabalho busca discutir o conceito das Comunidades Energéticas como estrutura sociotécnica que vise ao desenvolvimento sustentável dos sistemas elétricos da região da América Latina e do Caribe. Nesta tarefa, a noção de Bem Viver poderia ser o amálgama que faz a união entre soluções sociotécnicas, desafios globais e os múltiplos olhares locais latino-americanos.

Biografia do Autor

Axel Bastián Poque González, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutorando em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Bolsista da Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica, CONICYT, Chile.

José Eduardo Viglio, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Lúcia da Costa Ferreira, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Downloads

Publicado

2022-06-14

Como Citar

González, A. B. P., Viglio, J. E., & Ferreira, L. da C. (2022). Comunidades Energéticas na América Latina: Visando uma transição energética a partir da noção de Bem Viver. Desenvolvimento Em Questão, 20(58), e11832. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11832

Edição

Seção

Artigos