Banner Portal
Problemas escolares, medicalização e singularidades de adolescentes
PDF

Palavras-chave

Psicanálise
Dificuldades de aprendizagem
Medicalização
Adolescência
Educação

Como Citar

FONSECA, Luciana Renata Moreira; ASSIS, Raquel Martins de; SANTIAGO, Ana Lydia Bezerra. Problemas escolares, medicalização e singularidades de adolescentes: contribuições da pesquisa/intervenção de orientação psicanalítica. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 4, p. 926–944, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i4.8658614. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8658614. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo descreve os resultados de uma pesquisa/intervenção de orientação psicanalítica por meio do relato de um estudo de caso de uma aluna do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual de ensino da cidade de Itabira-MG. A estudante apresentava várias dificuldades de aprendizagem e impasses na esfera escolar, enfrentados por meio do processo de medicalização. Contrapondo-se à medicalização, o caso visa demonstrar a contribuição de um dos procedimentos adotados nessa pesquisa: o Diagnóstico Clínico-Pedagógico (DCP), cuja intervenção realiza a leitura daquilo que a criança ensina ao educador sobre sua singularidade e sobre as particularidades que se repercutem na sua relação com o saber e com os laços sociais engendrados na escola. Os resultados obtidos por meio do DCP permitiram perceber o impacto do fenômeno da adolescência nas relações com o saber escolar e a possibilidade de utilizar abordagens teóricas e práticas que permitam aos sujeitos agir sobre os seus problemas. 

Palavras-chave: Psicanálise. Dificuldades de aprendizagem. Medicalização. Adolescência. Educação.

https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658614
PDF

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA Política Nacional de Alfabetização. Brasília, DF: MEC, SEALF, 2019, 54p.

BRZOZOWSKI, Fabíola Stolf; CAPONI, Sandra Noemi Cucurullo. Medicalização dos desvios de comportamento na infância: aspectos positivos e negativos. Psicologia: ciência e profissão, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cpc/v33n1/v33n1a16 . Acesso em: 5 nov. 2014.

CAMPOS, Sérgio. “Existe uma nova forma de atenção?” In: SANTIAGO, Ana Lydia; MEZÊNCIO, Márcia. A psicanálise do hiperativo e do desatento... com Lacan. Belo Horizonte: Scriptum, 67-78, 2013.

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA SP. Medicalização de crianças e adolescentes. Conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doenças de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

CORDIÉ, Anny. Os atrasados não existem: psicanálise de crianças com fracasso escolar. (Trad. Sônia Flach e Marta d’Agord). Porto Alegre: Artes Médicas, 2013.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. (Trad. Diana Myriam Lichtenstein, Liana Di Marco e Mário Corso). Porto Alegre: Artmed, 1999.

FONSECA, Luciana Renata Moreira. Impasses na aprendizagem e inclusão escolar: estudos de caso sob a ótica da Psicanálise. 2015, 119f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

GREEN, John. A culpa é das estrelas. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

KAMADA, Mariana Yuki; NASCIMENTO, Liliane Cristina Ribeiro. Em busca do conhecimento em Educação e Psicanálise. PSI UNISC. Santa Cruz do Sul, v. 1, n. 1, jul./dez. 2017, p. 113-128.

LACAN, Jacques. O seminário, livro 5: as formações do inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

LACADÉE, Philippe. O despertar e o exílio: ensinamentos psicanalíticos da mais delicada das transições, a adolescência. Rio de Janeiro: Contra capa Livraria, 2011.

LACADÉE, Philippe. Los sufrimientos modernos del adolescente. Buenos Aires: UNSAM Edita, 2017.

LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro; SUZUKI, Mariana Akemi. Medicalização dos problemas de comportamento na escola: perspectivas de professores. Fractal: Revista de Psicologia. v. 28, n. 1, jan./abr., 2016, p. 46-54.

MANSKE, George Saliba; QUADROS, Daniela Cristina Rático de. Medicalização na escola e a produção de sujeitos infantis. Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 26, n. 2, mai/ago. 2018, p. 57-73.

MILLER, Jacques-Alain. A criança e a mulher e a mãe. Opção Lacaniana, v.21, 1988, p. 7-12.

MILLOT, Catherine. Freud Antipedagogo. (Trad. autorizada da primeira edição francesa, publicada por Navarin Éditeur). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.

NEVES, Libéria Rodrigues. Teatro conversação na escola: o uso do teatro na conversação como mediador de conflitos na educação. Tese Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2011.

RAMOS, Fernanda do Valle Corrêa. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: da categoria psiquiátrica à particularidade do caso a caso nos processos de inclusão escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, 2012.

SANTIAGO, Ana Lydia Bezerra. A inibição intelectual na psicanálise, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

SANTIAGO, Ana Lydia Bezerra. Entre saúde mental e educação: abordagem clínica e pedagógica de sintomas na escola nomeados por dificuldades de aprendizagem e distúrbios de comportamento. In: SANTIAGO, Ana Lydia; CAMPOS, Regina Helena Freitas (Org.). Educação de crianças e jovens na contemporaneidade: pesquisas sobre sintomas na escola e subjetividade. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, p. 93-99, 2011.

SANTIAGO, Ana Lydia Bezerra; ASSIS, Raquel Martins. O que esse menino tem? Sobre alunos que não aprendem e a intervenção da psicanálise na escola. Belo Horizonte:Sintoma, 2015.

SILVA, Marlene Maria Machado. Os alunos da sala 11. Presença pedagógica, v. 12, n.72, 2006. p. 16-33.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2017.

STEVENS, Alexandre. Adolescência, sintoma da puberdade. Curinga, Belo Horizonte, n. 20., 2004, p. 27-39.

WEDEKIND, Benjamin Franklin. O despertar da primavera. Lisboa: Ed. Estampa, 1991.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.