Otimização Multiobjetivo para Controle Robusto Aplicado a Inversores Conectados à Rede

Authors

  • Caio R. D. Osório Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS, Brasil
  • Gustavo G. Koch Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS, Brasil
  • Iury Cleveston Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS, Brasil
  • Lucas C. Borin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS, Brasil
  • Fabrício H. Dupont Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Chapecó – SC, Brasil
  • Ricardo C. L. F. Oliveira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP, Brasil
  • Vinícius F. Montagner Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.2019.1.0041

Keywords:

Algoritmos genéticos, Controle Robusto, Desigualdades Matriciais Lineares, Inversores Conectados à Rede, Otimização multiobjetivo

Abstract

Este artigo propõe um novo procedimento de projeto para controladores por realimentação de estados com aplicação prática em inversores conectados à rede, levando a resultados em conformidade com a norma IEEE 1547, inclusive para o caso de implementação utilizando um número reduzido de sensores. O procedimento baseia-se na otimização de objetivos considerando estabilidade, erro de rastreamento e atenuação de distúrbios. Um algoritmo genético é utilizado para buscar, orientado por modelos simples, os ganhos de controle, levando a um conjunto de soluções viáveis (fronteira de Pareto). O ganho de controle escolhido possui estabilidade robusta contra incertezas e variações paramétricas, certificada por meio de análise baseada em desigualdades matriciais lineares. Restrições no espaço de busca permitem encontrar, de forma automática, ganhos por realimentação total ou parcial de estados, superando limitações de desigualdades matriciais de sínteses e levando a resultados experimentais de boa qualidade, o que torna este procedimento uma alternativa útil no projeto de controladores robustos para conversores de potência.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Caio R. D. Osório, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS, Brasil

Engenheiro eletricista (2015) e mestre em Engenharia Elétrica (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil, onde atualmente realiza seu doutoramento. Suas áreas de interesse incluem controle aplicado a eletrônica de potência e controle robusto.

Gustavo G. Koch, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS, Brasil

Engenheiro eletricista (2013) e mestre em Engenharia Elétrica (2015) pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil, onde atualmente realiza seu doutoramento. Suas áreas de interesse são: controle aplicado e controle robusto.

Iury Cleveston, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS, Brasil

Graduado em Engenharia de Computação (2019) pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. Suas áreas de interesse são: inteligência artificial e mineração de dados.

Lucas C. Borin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS, Brasil

Graduado em Engenharia de Computação (2018) pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil, onde atualmente realiza o mestrado. Suas áreas de interesse são: microeletrônica e controle aplicado.

Fabrício H. Dupont, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Chapecó – SC, Brasil

Engenheiro de telecomunicação (2007) e mestre (2010) em Engenharia Elétrica pela Universidade de Blumenau, doutor (2014) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maira, Brasil. É atualmente professor na Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Suas áreas de interesse incluem eletrônica de potência, controle e otimização.

Ricardo C. L. F. Oliveira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP, Brasil

Engenheiro de computação (2001) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestre (2003) e doutor (2006) em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil. Atualmente é professor desta instituição. Suas áreas de interesse incluem análise de estabilidade e projeto de controladores para sistemas incertos.

Vinícius F. Montagner, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS, Brasil

Engenheiro eletricista (1996) e mestre (2000) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil, e doutor (2005) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria. Suas áreas de interesse incluem estabilidade robusta, controle de sistemas incertos, otimização e controle aplicado.

Published

2019-03-31

How to Cite

[1]
C. R. D. Osório, “Otimização Multiobjetivo para Controle Robusto Aplicado a Inversores Conectados à Rede”, Eletrônica de Potência, vol. 24, no. 1, pp. 107–115, Mar. 2019.

Issue

Section

Original Papers