$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS SÉRIES INICIAIS: UM OLHAR SOBRE DOIS CURSOS DE PEDAGOGIA
Autor: CECILIA MARIA MARAFELLI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROSALY HERMENGARDA LIMA BRANDAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32246
Catalogação:  06/12/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32246@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32246@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32246

Resumo:
O presente trabalho retoma a questão da formação de professores pelos cursos de Pedagogia. Para tal empreendeu uma pesquisa com alunos, professores e coordenadores de dois cursos de Pedagogia considerados de qualidade, pertencentes a instituições voltadas para a pesquisa e que estão avaliadas entre as melhores da cidade do Rio de Janeiro, uma pública e uma privada comunitária. Buscamos compreender como se dá a atual formação de professores para o Primeiro Segmento do Ensino Fundamental, uma vez que esta formação hoje, após um movimento de reestruturação, submete-se à exigência da formação em nível superior, num processo de universitarização, na suposição de que esta seria uma forma de qualificar melhor a formação docente e encaminhá-la para a profissionalização. Indagamos aos estudantes se percebem-se preparados para enfrentar os desafios da profissão a partir, principalmente, do valor atribuído às questões pedagógicas em sua trajetória acadêmica. Os motivos da escolha, as possibilidades de atuação dentro da profissão, as condições de formação e de desenvolvimento do trabalho estudantil dos futuros professores foram analisados através do olhar do próprio estudante e de seus professores. Os dois cursos foram investigados a partir da aplicação presencial de 252 questionários para alunos, 62 questionários online para professores, além da realização de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores dos dois cursos. Os estudantes de Pedagogia da nossa pesquisa, da mesma forma como divulgado pela literatura, são, em sua maioria, provenientes de estratos de camadas populares, e demandariam, portanto, condições humanas e materiais para maior dedicação e investimento no curso superior, de modo a contrabalançar as possíveis deficiências de sua formação básica, buscamos identificar as possíveis oportunidades oferecidas pelas instituições para suplantar essa dificuldade inicial. Com este conjunto de elementos procuramos levantar algumas hipóteses sobre as dificuldades a serem enfrentadas pelos cursos de Pedagogia e os rumos da formação docente em nosso país.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui