$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: DESDOBRAMENTOS E TENDÊNCIAS ATUAIS DA REESTRUTURAÇÃO INDUSTRIAL
Autor: ANA PAULA RANGEL DA COSTA ROMERO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PAULO ROBERTO TAVARES DALCOL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6105
Catalogação:  16/03/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6105@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6105@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6105

Resumo:
A globalização dos mercados, em meados da década de 90, levou muitas empresas a uma ampla e profunda reestruturação organizacional e produtiva, que deu origem à adoção de estratégias de focalização e descentralização produtiva, que pôde, em muitos casos, ser traduzida em vantagens competitivas para essas empresas. Na tentativa de se tornarem novamente adequadas, frente às novas tendências emergentes, as empresas passaram por um fenômeno chamado de Reestruturação Industrial, e que se caracteriza como o tema central deste estudo. Na contextualização, observa-se de forma distinta a existência de dois grandes marcos no estudo da trajetória das organizações, a verticalização, da era Fordista, e posteriormente a desverticalização com o conseqüente surgimento das novas tendências, tais como o outsourcing, as redes de cooperação, as joint-ventures, as privatizações, e outras mais que se encontram separadas em três grandes eixos de estudo e abordados mais detalhadamente ao longo do trabalho. Pelo fato do tema ser bastante atual e possuir uma diversidade de interpretações e ainda por estar sendo utilizado pelas empresas de forma caótica e até mesmo equivocada, é que o objetivo mais geral desse trabalho se concentra em mapear esse fenômeno chamado Reestruturação Industrial, no tocante às suas dimensões e amplitudes. Contudo, o foco central do trabalho destina-se a verificação da relação entre o conceito de Reestruturação Industrial da literatura e o encontrado nas empresas, por meio de um estudo empírico que visa responder alguns questionamentos nos quais o trabalho está orientado. O estudo empírico realizado sob a forma de entrevistas, foi um instrumento fundamental na busca pelo entendimento dos conceitos da literatura e na compreensão da história de cada empresa visitada, no que se refere ao surgimento e à adoção das novas tendências abordadas neste estudo e identificadas na prática.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui