$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: SEXO E ENCENAÇÃO: PROCESSO DE CONFIGURAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES DO EROTISMO NA CULTURA MATERIAL A PARTIR DAS IMAGENS NOS MANUAIS DE SEXO
Autor: CRISTIANE LAMARTINE FERNANDES LOPES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DENISE BERRUEZO PORTINARI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5738
Catalogação:  29/11/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5738@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5738

Resumo:
Desde os tempos mais remotos, das pinturas rupestres às ilustrações digitais, o homem vem representando imagens do ato sexual. E, assim como as representações que hoje tomamos por eróticas, os manuais de sexo estão presentes nas mais diversas culturas e épocas. A maneira como percebemos ou julgamos tais imagens do ato amoroso vem sendo sutilmente construída ao longo do processo civilizatório juntamente com os mesmos parâmetros com sobre os quais construímos as leis morais que vão reger as relações sociais. Não é por acaso que tais manuais muitas vezes não se restringem ao ato sexual em si, mas tratam de diversos aspectos da vida cotidiana e social de determinada cultura. O que esses manuais podem revelar está muito alem das posições para realizar o coito. Partindo desse contexto, a presente dissertação tem como objeto o processo de configuração da cultura material a partir da compreensão da linguagem visual dos manuais de sexo. Começando pela construção do erotismo, assim como pelo próprio processo civilizatório e as instâncias que favoreceram o surgimento do sujeito moderno, a pesquisa culmina no estabelecimento das possíveis relações entre as figuras dos manuais produzidos pelas culturas orientais e ocidentais. O objetivo é empreender uma analise dos aspectos subjetivos e imaginários do processo de configuração do discurso visual erótico através do design e da psicanálise que ultrapasse os preceitos ou preconceitos sobre os quais o erotismo tem sido abordado, seja em estudos científicos ou acadêmicos, geralmente vinculados a aspectos perversos de controle da mídia, principalmente nas sociedades capitalistas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO E SUMÁRIO  PDF  
INTRODUÇÃO  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
BIBLIOGRAFIA  PDF  
ANEXOS  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui