Evolução da produção de leite de gado mestiço no município de Olho D’água das Flores, Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1699

Resumo

RESUMO: O leite é um dos produtos mais importantes da agropecuária brasileira, gerando emprego e aumentando a renda dos agricultores. Devida essa importância desenvolveu-se um estudo, no período de Janeiro de 2018 a dezembro 2019, para avaliar a produção leiteira na Empresa Agropecuária Lagoa do Mato LTDA, Fazenda Cablocos, localizada no município de Olho d’Água das Flores, Alagoas. Foi avaliada a produção leiteira de 100 vacas mestiças. Foram fornecidos concentrados diariamente como soja, milho, nutron e calcário calcítico. As vacas pastejavam em piquetes tipo Voisin e também se alimentavam de palma forrageira e bagaço de cana. A ordenha foi realizada em duas etapas, manhã e tarde. A sala de ordenha foi do tipo Tandem e cada vaca foi ordenhada de forma individual. Após a contenção foi feita a lavagem dos tetos e em seguida realizou-se o teste da caneca de fundo preto para diagnóstico da mastite clínica. A cada 15 dias procederam-se o teste da mastite subclínica. Conclui-se nestes dois anos de avaliação, que a média de produção de leite no ano de 2018 foi inferior ao encontrado em 2019.

PALAVRAS-CHAVE: alimentação, bovinocultura,produtividade, manejo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelle Maria Agra de Oliveira, Universidade Estadual de Alagoas

Especialista em Produção Animal e Desenvolvimento Rural pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Zootecnista pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Stephanie Emanuelle Holanda Soares, Universidade Estadual de Alagoas

Especialista em Produção Animal e Desenvolvimento Rural pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Zootecnista pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Ariane Loudemila Silva de Albuquerque, Universidade Estadual de Alagoas

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); Doutora em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Publicado

2021-02-02

Como Citar

Oliveira, M. M. A. de, Soares, S. E. H., & Albuquerque, A. L. S. de. (2021). Evolução da produção de leite de gado mestiço no município de Olho D’água das Flores, Alagoas. Diversitas Journal, 6(1), 1733–1740. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1699

Edição

Seção

Dossiê Temático - Produção Animal e Desenvolvimento Rural: diversas abordagens

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)