Galob
Sobre

Em nome da Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ) e demais instituições promotoras, agradecemos a participação de todos(as) no 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Química (24º COBEQ), realizado entre os dias 01 e 04 de outubro de 2023 e no 19º Encontro Brasileiro sobre Ensino da Engenharia Química (19º ENBEQ), realizado entre dias 04 e 05 de outubro de 2023.

Salvador, após 30 anos, voltou a sediar o COBEQ, na sua 24ª edição. O COBEQ é o evento de maior relevância nacional na área de Engenharia Química, reunindo pesquisadores da Academia e da Indústria. Desde 1976, estabelece bianualmente um ambiente de encontro para discussão de temáticas proeminentes e atuais, relacionadas à pesquisa, inovação e aplicação da engenharia química no Brasil e no mundo. Nesta 24ª edição, o COBEQ trouxe como tema central “O papel da engenharia química na transição energética, desfossilização e circularidade da economia”, um tema atual e de relevância mundial na busca de um futuro sustentável para nosso planeta.

A hospitaleira Salvador abriu suas portas pela primeira vez para sediar o ENBEQ, o qual se consolidou como um fórum de discussão sobre diversos aspectos da formação do profissional da engenharia química, especialmente neste momento que as novas DCN’s e a Curricularização da Extensão nos currículos dos Cursos de Graduação trazem novos desafios e nos convidam a queda de paradigmas no ensino da engenharia química. A 19ª edição do ENBEQ integrou docentes, discentes e gestores de cursos de engenharia química (graduação e pós-graduação) numa imersão de ricas discussões sobre práticas inovadoras de ensino-aprendizagem nas universidades brasileiras e do exterior, bem como temas atuais e controversos, porém de alta relevância e impacto da contemporaneidade, como a cibercultura, a hibridização do ensino, curricularização da extensão, dentre outros.

Terra-Mãe do Brasil, a primeira capital do Brasil, com seu axé, seus encantos e riqueza cultural, agradece a presença e colaboração de vocês para o desenvolvimento da Engenharia Química no Brasil.

Comissão Organizadora

Gráficos

Trabalhos por eixo temático

1
2
3
4
5
6
7
8
9