PROBLEMATIZANDO A INTEGRAÇÃO ENTRE AS AÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA - PSF, EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE NO JARDIM MORADA DO SOL EM PRESIDENTE PRUDENTE – SP.

Authors

  • Rosiane Morais Torrezan
  • Raul Borges Guimarães
  • Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanet

DOI:

https://doi.org/10.17271/198008277122011221

Abstract

O artigo tem como objetivo discutir a falta de articulação e de integração entre as ações práticas de uma equipe do Programa de Saúde da Família - PSF com as dimensões educativa e ambiental, no bairro Jardim Morada do Sol na cidade de Presidente Prudente - SP. Trata-se de um relato de experiência produzido através uma pesquisa-ação educativa em saúde junto a uma comunidade local, orientado pela pedagogia de Paulo Freire, problematizando as condições de saúde em áreas urbanas periféricas pobres. O trabalho junto à comunidade foi efetivado em parceria com o projeto de Desenvolvimento Local implementado pelo Senac de Presidente Prudente, com a colaboração da Casa da Sopa e demais parceiros; e possuindo como eixo primordial o diálogo entre saberes e sujeitos; partindo da realidade concreta vivenciada por eles. O isolamento da escola perante a realidade da comunidade à qual se encontra inserida e o despreparo dos membros da equipe de saúde sobre os princípios teóricos, metodológicos e filosóficos do PSF são apontados como determinantes do pouco envolvimento do trabalho da equipe de saúde com a área educativa e ambiental.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rosiane Morais Torrezan

Raul Borges Guimarães

Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanet

Published

10-11-2011

How to Cite

Torrezan, R. M., Guimarães, R. B., & Furlanet, M. P. de F. R. (2011). PROBLEMATIZANDO A INTEGRAÇÃO ENTRE AS AÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA - PSF, EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE NO JARDIM MORADA DO SOL EM PRESIDENTE PRUDENTE – SP. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 7(12). https://doi.org/10.17271/198008277122011221

Most read articles by the same author(s)