ESTUDOS COM OS COTIDIANOS E AS RODAS DE CONVERSAÇÃO: PESQUISA POLÍTICO-POÉTICA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Graça Reis Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rafael Marques Gonçalves Universidade Federal do Acre
  • Tiago Ribeiro Instituto Nacional de Educação de Surdos; PPGEdu/ UNIRIO
  • Allan Rodrigues Fundação Municipal de Educação de Niterói

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9748

Palavras-chave:

Rodas de conversação, pesquisas com os cotidianos, currículo.

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar as rodas de conversação como espaço de diálogo, de escuta do outro, numa clara tentativa de tirar do lugar a ideia de que a escola é espaço e tempo de repetição. Para isso, traz uma costura de nossas pesquisas que se tecem por meio de uma metodologia político-poética com os cotidianos das escolas. Dessa forma, busca-se desinvisibilizar currículos que já são vivenciados e que podem ser socializados no espaço da roda, ressignificando o termo conversação e desafiando a pensar esse movimento como metodologia de formação. Insiste nessa ideia porque conversar é potência, uma maneira especial de se relacionar com o outro, uma vez que compreende o estar e o pensar juntos, a troca, a polifonia, sem que isso signifique o apagamento da autoria de fala e pensamento de cada sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graça Reis, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Educação pelo ProPED/UERJ e membro de GT 13 – Educação Fundamental da ANPED.

Rafael Marques Gonçalves, Universidade Federal do Acre

Professor da Universidade Federal do Acre (Centro de Educação e Letras - Campus Floresta). Doutorando em Educação pela UERJ/ProPEd. Líder do Grupo de Pesquisas em Memórias, Identidades, Currículos e Culturas – GpMICC/CEL/UFAC. Membro do GT 12-Currículo da ANPEd e da Associação Brasileira de Currículo – AbdC. Bolsista CAPES.

Tiago Ribeiro, Instituto Nacional de Educação de Surdos; PPGEdu/ UNIRIO

Professor do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO. Bolsista CAPES PDSE/2016

Allan Rodrigues, Fundação Municipal de Educação de Niterói

Professor da Fundação Municipal de Educação de Niterói. Mestre em Educação pela UERJ/PPGEDU. Membro do GT 12-Currículo da ANPEd e da Associação Brasileira de Currículo – AbdC.

Downloads

Publicado

2017-09-09

Como Citar

Reis, G., Gonçalves, R. M., Ribeiro, T., & Rodrigues, A. (2017). ESTUDOS COM OS COTIDIANOS E AS RODAS DE CONVERSAÇÃO: PESQUISA POLÍTICO-POÉTICA EM EDUCAÇÃO. Reflexão E Ação, 25(3), 68-87. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9748

Edição

Seção

Pesquisas em Educação: perspectivas teórico-metodológicas