Acessibilidade / Reportar erro

Violência nos espaços de trabalho terceirizados: exclusões, segregações e discriminações

RESUMOS DAS TESES E DISSERTAÇÕES APRESENTADAS NO PPG-SOL/UnB DE JANEIRO A ABRIL DE 2005

DISSERTAÇÕES

Violência nos espaços de trabalho terceirizados: exclusões, segregações e discriminações

Any Ávila Assunção

Curso: Mestrado em Sociologia

Data de Defesa da dissertação: 15 de março de 2005

Orientadora: Profª Drª Lourdes Maria Bandeira

RESUMO

Esta pesquisa analisa a produção e a intensificação dos atos e estados de violência nas relações de trabalho em espaços terceirizados. Para tanto, foi realizado um estudo comparativo das relações laborais dos(as) trabalhadores(as) de limpeza pública urbana do Distrito Federal estabelecidas antes e após a terceirização destes serviços, focalizando um contraste entre ambas as situações, sob o olhar das diversas modulações materiais e simbólicas da presença da violência.

Para o desenvolvimento desta pesquisa, além da elaboração do arcabouço teórico em que se fundamenta, foram investigados vários aspectos das duas organizações estudadas - "Entidade A", ente público titular dos serviços de limpeza urbana do Distrito Federal; e "Entidade B", empresa privada terceirizada que atualmente executa tais serviços: os regimes jurídicos aplicáveis; as condições de trabalho; alguns instrumentos de proteção legal ao(à) trabalhador(a) e os registros de acidentes de trabalho.

Os resultados da investigação apontam que o "alegado" aumento da produtividade e a busca de imprimir mais eficiência ao serviço público de limpeza urbana, com a adoção do processo de terceirização, intensificam as práticas e os episódios de violência nas relações de trabalho, cujo preço social é o desmanche das conquistas sociais.

Palavras-chave: violência, trabalho, terceirização, serviço público.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Abr 2007
  • Data do Fascículo
    Abr 2005
Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais - Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70910-900 - Brasília - DF - Brasil, Tel. (55 61) 3107 1537 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistasol@unb.br